Fala, mercado!

Publicitário e crítico de Cinema, Robledo Milani conta sobre sua relação com o Festival de Cinema há mais de 20 anos

Robledo Milani opina sobre a qualidade do Festival

A primeira vez que Robledo Milani visitou o Festival de Cinema de Gramado foi em 1997, quando ainda era estudante de Publicidade. Nessa época, sequer assistiu a algum filme, pois "veio mais para as festas". A primeira pessoa que viu, ao chegar no tapete vermelho, foi Edson Celulari. "Então, ele tem essa representatividade para mim, quando falo no Festival de Cinema", recordou o idealizador do site Papo de Cinema, completando que, há pouco tempo, conversou com o ator, que admitiu gostar muito do evento gaúcho, pois sua carreira foi mais voltada à televisão e ao teatro. "Ele quer retomar atuações cinematográficas, vai dirigir seu primeiro filme, e ter isso tudo exposto no Festival é marcante para ele também."

Para Robledo, uma das principais preocupações que os realizadores precisam ter é não perder a identidade do cinema com a cidade. As estrelas que passam pelo tapete vermelho são, para ele, um dos grandes diferenciais locais. "Não se vê isso em qualquer lugar do País, e olha que eu participo de quase todos os festivais!", exaltou o crítico de Cinema. Para elucidar sua opinião, citou como exemplo quando foi a um Festival de Brasília e encontrou Maria Fernanda Cândido em uma fila de bar, "sendo gente como a gente". Alguns anos depois, veio a Gramado e a cidade parou para vê-la. "Essa carinho acolhedor da cidade é muito único", avaliou.

Sobre a qualidade da edição, Robledo ainda elogiou as últimas edições, ressaltando que os curadores estão também bastante preocupados com o que, de fato, envolve cinema. Segundo o publicitário, não se pode descuidar de bons filmes e de artistas que tenham relação com as mostras. "Tenho notado sempre essa preocupação, de ligar os participantes aos conteúdos apresentados durante todo o evento", concluiu.

Com o apoio do Banrisul e Canal Bah!, a equipe de Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do Festival de Cinema. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland e Patrícia Lapuente, a publisher Márcia Christofoli, o social media Felipe Ramires e o fotógrafo Rafael Linck produzirão conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo o que está acontecendo em Gramado.

Comentários