Filmes da mostra desta terça-feira têm audiodescrição

Trabalho é realizado pela Ovni Acessibilidade Universal

Palácio dos Festivais - Divulgação/Coletiva.net

Nesta terça-feira, 21, a partir das 18h, a Ovni Acessibilidade Universal, de Porto Alegre, realizará, no Palácio dos Festivais, em Gramado, a audiodescrição da mostra dos curtas-metragens brasileiros 'A retirada para um coração bruto', de Marco Antonio Pereira; 'Catadora de gente', de Mirela Kruel; e os longas 'Ferrugem', de Aly Muritiba, e 'Mi Mundial', de Carlos Morelli. É a primeira vez que o Festival de Cinema reserva uma noite especial para este tipo de atividade de inclusão.  

A audiodescritora Keni Oshiro, que integra a equipe da Ovni, contou ao Coletiva.net que ganhar espaço para realizar este trabalho dá destaque na luta dos cegos e deficientes visuais. "É a primeira edição que terá uma noite totalmente inclusiva. Reunimos um grande número de pessoas para demonstrar a importância da acessibilidade", afirmou.

Também participam do projeto a audiodescritora Mimi Aragón e Letícia Schwartz, responsável pelo roteiro de audiodescrição original de 'Ferrugem'. O responsável pela leitura das legendas do estrageniro 'Mi Mundial' Denis Gosch e os profissionais que atuarão no apoio à produção Juliana Prestes, Lucas Gasparotto e Thayse Benedet também integram o time da Ovni. O equipamento de audiodescrição será fornecido pelo Grupo Evento.

Desde 2012, a Ovni realiza a audiodescrição de filmes no Festival de Cinema. No ano passado, por uma causa contratual, o trabalho não foi feito. Neste ano, são esperadas 80 pessoas, entre usuários de audiodescrição e acompanhantes.

Com o apoio do Banrisul e Canal Bah!, a equipe de Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do Festival de Cinema. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland e Patrícia Lapuente, a publisher Márcia Christofoli, o social media Felipe Ramires e o fotógrafo Rafael Linck produzirão conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo o que está acontecendo em Gramado.

Comentários