Mostra de longas brasileiros é destaque para imprensa no Festival de Cinema

Cerca de 90 veículos do País estão circulando nesta 46ª edição do evento, em Gramado

Coletiva.net

Além da imprensa local e estrangeira, a mídia nacional está marcando presença ao longo desta semana no 46º Festival de Cinema de Gramado. Cerca de 90 veículos brasileiros participam de atividades como exibições de filmes, coletivas de imprensa e passagens pelo tapete vermelho, localizado entre a Rua Coberta e o Palácio dos Festivais. De acordo com os profissionais que conversaram com Coletiva.net, o destaque desta edição é a seleção de longas produzidos em território nacional.

A apresentadora dos programas 'CineJornal' e 'Sessão Interativa', do Canal Brasil, Simone Zuccolotto, já veio mais de 20 vezes ao Festival de Cinema de Gramado. Ela está no município com uma equipe de 10 pessoas, que permanecerá na cidade até a entrega dos Kikitos, neste sábado, 25, que será transmitido ao vivo pela emissora. "A seleção de mostra competitiva de longas brasileiros é uma das melhores dos últimos anos", opinou Simone.

O repórter do jornal carioca O Globo Alessandro Giannini, que começou a cobrir o evento em 1986, concorda com a colega de profissão. Para ele, o festival tem papel importante como plataforma de lançamento das produções nacionais. O repórter Vitor Búrigo, do site paulista Cinevitor, comparece há cinco anos ao festival, mas frequenta a cidade desde a época da faculdade de Cinema. "Eu foco muito no cinema brasileiro, e aqui, a competição de longas nacionais é o grande destaque", disse.

A editora da revista Preview, Suzana Nchôa Itiberê, comentou que o contato com os colegas é um ponto bacana do festival. Esta é a primeira vez que ela representa a publicação especializada em cinema na cobertura. "Vim há dois anos, como jurada, em uma posição muito confortável. Neste ano, assumi a responsabilidade e está sendo incrível", revelou, ao destacar a importância de estar no evento. "Embora o nosso forte seja a versão impressa, a gente está fazendo a cobertura para o site. É uma forma de movimentar a plataforma digital, que hoje é fundamental", comentou.

Com o apoio do Banrisul e Canal Bah!, a equipe de Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do Festival de Cinema. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland e Patrícia Lapuente, a publisher Márcia Christofoli, o social media Felipe Ramires e o fotógrafo Rafael Linck produzirão conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo o que está acontecendo em Gramado.  

Comentários