Palácio dos Festivais tem pelo menos seis filmes nacionais com legenda descritiva

É a primeira vez que o evento oferece esta acessibilidade com esta amplitude

Carilissa e Bertolucci com a camiseta do movimento - Divulgação/Coletiva.net

Pela primeira vez, o Festival de Cinema de Gramado dispõe de sessões de filmes com legenda descritiva - são pelo menos seis longas e curtas-metragens brasileiros com a novidade. O feito aconteceu após conversas entre Carilissa Dall' Alba, professora-assistente de Libras do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Édson Humberto Néspolo, presidente da Gramadotur, realizadora do evento. Em anos anteriores, surdos e deficientes auditivos frequentavam as sessões apenas para participar de conversas com atores e assistir a filmes internacionais, que já vêm com legenda em português.

Como na abertura do evento, as exibições com a acessibilidade têm sempre presente uma intérprete que realiza a tradução para libras. Aline Cardoso da Silva e Rosa Maria Casara, contratadas para fazer a translação, contaram ao Coletiva.net a relevância deste trabalho: "Vemos um retorno dos surdos e é um avanço para a comunidade", disse Aline. Rosa concordou com a colega e acrescentou: "Para nós, também é uma experiência muito boa poder contribuir dessa forma".

Recebendo auxílio da tradução de Aline, o portal entrevistou Carilissa que, há 13 anos, trouxe o movimento 'Legenda Para Quem Não Ouve, Mas Se Emociona' - iniciada em 2004, no Recife-, para o Rio Grande do Sul. "Somos iguais, queremos ter prazer em ver filmes, de estarmos presentes nas artes. É um direito nosso participar", afirmou ao portal. Fabiano Bertolucci, que auxilia a professora na coordenação da mobilização e também é surdo, relatou em conversa com a reportagem estar feliz com a inclusão. "Hoje, é a primeira vez que está sendo aberto (para nós), estou muito admirado e emocionado de ter intérprete e legenda", concluiu.

Com o apoio do Banrisul e Canal Bah!, a equipe de Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do Festival de Cinema. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland e Patrícia Lapuente, a publisher Márcia Christofoli, o social media Felipe Ramires e o fotógrafo Rafael Linck produzirão conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo o que está acontecendo em Gramado.

Comentários