Professoras acreditam na importância de colocar alunos em contato com mercado

Docentes da PUC e da ESPM-Sul estão coordenando estudantes durante cobertura do Festival de Cinema de Gramado

Aleteia é uma das professoras que coordena alunos durante cobertura - Divulgação/Coletiva.net

Colocar os alunos em contato com a realidade do mercado de trabalho é uma questão importante, segundo as professoras Aletéia Selonk, da PUC, e Marcela Donini, da ESPM-Sul. Em conversa com o Coletiva.net, as docentes disseram que uma experiência como esta é muito rica. "O objetivo é tirar os estudantes da sala de aula e colocar em ação e aqui, eles podem vivenciar essa movimentação", falou Aletéia, que coordena a equipe do Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul (Tecna). Ela também comentou que é uma oportunidade de eles conhecerem profissionais relevantes.

Além da questão da sala de aula, a professora mencionou a parceria que o Tecna tem com o Festival há três anos. Outro destaque que ela colocou foi o Hub Universidades, criado no ano passado devido à frequência dos alunos de diversas instituições que acompanham a programação do evento. "Resolvemos juntar todos em um espaço único para discutir temas relacionados à formação que interessa aos discentes e docentes. Os sete bolsistas de iniciação científica do Tecna, todos estudantes da Escola de Comunicação da PUC, estão acompanhados por Aletéia, Clarissa Pereira, que é gerente de Operações do centro tecnológico, um supervisor técnico e dois assistentes de Produção.

Para Marcela, que coordena a agência experimental Hub, da ESPM-Sul, esta é uma oportunidade muito valiosa para os alunos, em sua maioria do início do curso. "Aqui, eles têm a chance de ver como funciona a cobertura de um grande evento", disse ao portal, ao destacar que, mesmo como estudantes e sob orientação, eles têm o compromisso de fechar um programa diário que passará em uma sala de cinema. "Precisam estar comprometidos, pois aqui é vida real, trabalho de gente grande", analisou. O time da instituição de ensino conta com seis jovens que estão divididos em funções.

Com o apoio do Banrisul e Canal Bah!, a equipe de Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do Festival de Cinema. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland e Patrícia Lapuente, a publisher Márcia Christofoli, o social media Felipe Ramires e o fotógrafo Rafael Linck produzirão conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo que está acontecendo em Gramado.    

 

Comments