"Coloquem o consumidor no centro de tudo", enfatiza Fabiano Coura

Profissional da empresa R/GA palestrou no painel Art & Science

Fabiano Coura - Divulgação Coletiva.net

Na terceira palestra da trilha de Design Experience do FIC 2017, realizado no BarraShopping Sul, Fabiano Coura, da R/GA, comandou o tema Art & Science. Dentre os principais tópicos que abordou, o profissional falou sobre a importância de valorizar o consumidor como centro de tudo.

Coura contou sobre a trajetória da R/GA, fundada em 1977. Ela inventou muitas das tecnologias usadas por Hollywood para criar os efeitos especiais de mais de 400 filmes e 4000 comerciais de TV, dentre eles, Coração Valente. Para a sua evolução, ele comentou a importância da grande melhoria das tecnologias. "Deixa de ser opção criar algo novo para tornar-se uma obrigação", enfatizou.

O profissional citou, ainda, a importância de se criar valor, principalmente, em decorrência de valorização de marcas ligadas à computação e à tecnologia que estão muito à frente de empresas que trabalham com petróleo. Como exemplo, foi citado o crescimento da Netflix.

"A moda nos traz ciclos de vida muito rápidos hoje", abordou ao falar sobre o desaparecimento repentino da importância da Kodak. Antes, um estabelecimento que estava no topo há mais de 75 anos em média, hoje fica, no máximo, com 15 anos. Por isso, para Coura, é fundamental aproveitar o momento de crise para investir.

Como case, o profissional trouxe o banco digital Next e relatou as etapas de estratégias de Marketing para inserir a marca no Brasil. Ele fez o público rir quando relatou que, diante de pesquisa, chegaram à conclusão de que 71% dos jovens preferem ir ao dentista do que ao banco. Diante dessa realidade, criaram uma forma de prosperar diante de um meio um tanto quanto igual. Foi, então, que lançaram um aplicativo que ajuda as pessoas a se organizarem financeiramente. "Pensem no usuário: hoje as pessoas não usam coisas, elas são coisas", disse ao dar dicas para se destacar no mercado de Marketing. 

Para finalizar, o profissional contou sobre como foi criado o logo da Next: uma vaquinha. "Não parece que você está se conectando com um banco", disse, falando sobre a importância do designer para conseguir fazer o público aderir a uma marca.

 

 

Comentários