Vinicius Soares conta como a inteligência artificial pode empoderar pessoas

Aplicações em transporte, saúde, entretenimento e segurança foram apresentados na palestra

Vinícius Soares

Como a inteligência artificial (AI) pode empoderar pessoas foi um dos pontos de destaque na participação do head de Produtos & Serviços na Leucotron Telecom, Vinicius Soares, durante o FIC 2017 - Festival de Interatividade e Comunicação. No painel Inteligência Artificial: Uma Era de Abundância ou o Fim da Humanidade?, ele apresentou cases que servem de modelo para a inserção dessa tecnologia em áreas como transportes, saúde, entretenimento e segurança.

Em sua fala, afirmou que a expansão dessas aplicações tem aumentado a tensão sobre o tema e ainda gera receio quanto ao surgimento de uma AI capaz de dominar a raça humana. Em contrapartida, ressaltou que modelos capazes de se adaptar e oferecer respostas independente de onde e como estiver ainda não são conhecidos.

Ao relatar que o movimento de pinça realizado pelas mãos é muito complexo para o desenvolvimento em robôs, trouxe um exemplo em que o assistente inteligente diz ao ser humano o que pegar e questionou: "A partir do momento em que uma pessoa está no mundo real fazendo o que um robô diz, quem é o robô?" Esse tipo de tecnologia, no entanto, proporciona um aumento significativo em produtividade, conforme Vinicius.

Na área médica, o Watson, assistente criado pela IBM, é capaz de diagnosticar câncer com um índice de 90% de acerto e 5% do tempo que os médicos levariam. Já na educação, um dos cases foi o Duolingo, que utiliza bots para ensinar idiomas para milhares de pessoas. Para a segurança, mostrou um sistema de AI que faz o monitoramento de risco de crime e direcionamento de viaturas - parece história de filme, mas já acontece. Uma aplicação que escreveu o próximo livro de Game of Thrones foi usada para exemplificar o uso na área de entretenimento.

Independentemente do setor à qual esteja aplicada, é inegável o impacto que a inteligência artificial seguirá provocando. A redução nos postos de trabalho é apenas uma das questões para as quais se deve buscar caminhos. O aumento de impostos e a criação de uma renda básica universal, de acordo com Vinicius, são assuntos discutidos como possíveis soluções neste momento de transição.

Há mais de 20 anos no mercado de Tecnologia da Informação, Vinicius é engenheiro de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, e mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Mantém o portal AiNews Network, com conteúdo especializado em Inteligência Artificial e é fundador da academiAi, um empreendimento para capacitação de pessoas e empresas para a 4ª Revolução Industrial.

Comentários