Veículos internacionais marcam presença na Sala de Imprensa do TRF4

Repórteres da Alemanha, da Coreia, da China, da Espanha, da França, da Inglaterra e dos Estados Unidos acompanham sessão

Claire Gatinois | Divulgação/Coletiva.net

Dos quase 300 jornalistas cadastrados para acompanhar o julgamento do ex-presidente Lula, em Porto Alegre, mais de 40 representam veículos internacionais. Profissionais da Alemanha, da Coreia, da China, da Espanha, da França, da Inglaterra e dos Estados Unidos acompanham a sessão que acontece neste momento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Na Sala de Imprensa, comparecem repórteres da agência chinesa de notícias Xinhua, do canal inglês BBC News, do site Bloomberg, do jornal francês Le Monde, da TV coreana KBS News, do impresso norte-americano The Wall Street, dos espanhóis El País e agência EFE, do argentino La Nación, do site alemão Mainichi e da agência alemã Reuters. Mesmo com a diversidade de veículos, pouco se ouve outras línguas, visto que muitas das empresas estão representadas por correspondentes brasileiros.

A jornalista Claire Gatinois, que é correspondente do Le Monde no Brasil, falou ao Coletiva.net que está satisfeita com as instalações oferecidas à imprensa pelo tribunal e que consegue atuar tranquilamente. Em um português com forte sotaque francês, a repórter contou que está fazendo a cobertura da sessão via Twitter do veículo e escrevendo artigos para as versões online e impressa do jornal. Ela trabalha no Le Monde desde 2007 e veio para o Brasil, em São Paulo, em 2015.

Comentários