Versão da hora

Política brasileira ganha pouca visibilidade em jornais internacionais

O julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acontece em Porto Alegre, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), mobiliza profissionais estrangeiros, dentre eles, norte-americanos e franceses. Apesar de comparecerem à Capital, a fim de acompanharem a sessão, poucos jornais internacionais estamparam nas capas a reavaliação da sentença, em primeira instância, do juiz Sérgio Moro, de 2017.

Na América do Sul, no Uruguai, uma das manchetes do El País noticia 'El futuro político de Lula en manos de tres jueces' (O futuro político de Lula nas mãos de três juízes), enquanto '40 mil personas recebieron a Lula al llegar a Porto Alegre' (40 mil pessoas receberam Lula ao chegar em Porto Alegre). O venezuelano Últimas Noticias opinou 'Con golpe judicial quieren evitar regreso de Lula' (Com golpe judicial querem evitar o regresso de Lula).

Além dos países vizinhos, Portugal deu prioridade à política brasileira. Único impresso a dar grande destaque ao tema, o Público informou 'Lula da Silva entre a prisão e o Planalto'. Já o Diário de Notícias divulgou 'Julgamento de ex-presidente Lula abre primeira fase das presidenciais'.

Comentários