"Estamos vivendo um caminho sem volta", afirma gerente da Kantar Ibope Media

Thiago Magalhães apresentou dados do estudo 'Dimension', realizado pela empresa de pesquisa de mercado e inteligência de mídia

"Estamos vivendo um caminho sem volta." Desta forma, o gerente de Marketing da Kantar ibope Media, Thiago Magalhães, deu início à apresentação do estudo 'Dimension', realizado pela empresa de pesquisa de mercado e inteligência de mídia, no ARP Meeting 2017. O levantamento, feito em 2016, registrou a opinião de mais de cinco mil adultos conectados - aqueles com acesso à internet em, no mínimo, dois devices - no Brasil (1.097 entrevistados), na China (1.067), na França (1.000), no Reino Unido (1.035) e nos Estados Unidos (1.014).

Dos dados levantados, Magalhães destacou que, para compreender a lógica do consumidor atual, é necessário observar o momento no qual estes estão inseridos. Em 2016, o WhatsApp registrava um bilhão de usuários por mês, enquanto este número passou a ser diário em 2017, registrando mais de 50 bilhões de mensagens por dia. Além da geração de dados, alertou para o volume de conteúdo que vem sendo desenvolvido via internet.

A pesquisa apurou que sete entre 10 brasileiros reconhece que a tecnologia melhora a vida das pessoas no que se refere à conveniência e à flexibilidade. "Grande parte dos consumidores tem esse entendimento do papel da ferramenta na simplificação das rotinas", ressaltou. O Brasil está entre os países que mais se importam com esta questão, e utiliza estes recursos a fim de tornar as ações cotidianas mais prática e menos sofridas.

Outro ponto destacado pelo executivo foi a percepção dos entrevistados de que tudo é propaganda, ou melhor, identifica os diferentes estímulos às marcas para o consumidor conectado. "Por muito tempo, achou-se que os links patrocinados não eram enxergados pelo público como anúncio. Mas eles têm noção do que se trata", salientou, afirmando que a audiência está consciente dos novos formados de se relacionar com ela.

Para exemplificar, informou que 98% dos brasileiros têm noção do que são as campanhas crossmedia (uso variado de mídias) e, em nível global, o número cai para 85%. "Após encararem elas, 69% dizem que procuram por uma marca em uma loja física e 69% buscam mais informação online." Por outro lado, dos 100 anunciantes avaliados, 77% afirmaram que investiram em mais de seis meios para atingir seus públicos. Segundo Magalhães, essa motivação resultou em, pelo menos, 25% dos internautas brasileiros seguirem marcas nas redes sociais.

Comentários