Conselho Jedi leva ao palco a Jornada do Herói

Caminhos percorridos na saga foram apresentados na Semana ARP da Comunicação

Com direito a figurino característico da saga de filmes 'Star Wars', o Conselho Jedi, grupo de fãs das histórias e personagens de Guerra nas Estrelas, levou à Semana ARP da Comunicação a Jornada do Herói. Vestido como Bobba Fett (caçador de recompensas que surgiu no 'Episódio 5 - O império contra ataca' e morreu no 'Episódio 6 - O retorno de jedi'), o professor Sandro Inácio explicou os estágios comuns nos caminhos percorridos por heróis em diversas histórias.

Ao lado do presidente do Conselho, Fabiano Bonfiglio, Inácio fez uma contextualização da saga, comentando até mesmo os efeitos de explosões nos filmes de George Lucas. "Ele trabalha muito com a fantasia. É ficção científica. Ficção", frisou. Ainda expôs interpretações sobre figuras como mito, herói, mentor, sombra, etc. "Todo herói terá seu mentor. Como Luke teve Obi-Wan, na Sociedade dos Anel, temos Gandalf e nos contos, a fada madrinha."

Os elementos são identificados em diferentes culturas. Tomando como exemplo o herói, comentou que os personagens de Luke Skywalker e Sepé Tiarajú traçam o mesmo caminho, a mesma jornada. "O herói é representativo no medo. A gente se vê no herói, porque ele apresenta falhas." Na perspectiva de Inácio, a saga "desperta o interesses de tantas pessoas, porque reúne uma grande diversidade de relacionamentos. Se você for de esquerda, se for de direita, se a favor do militarismo..., você encontra identificação"

Criado em 2002 por fãs gaúchos da saga, o o Conselho Jedi realiza encontros, bate-papos e eventos. É organizado por coordenadores, que se reúnem periodicamente para discutir as novidades e assuntos referentes a Star Wars.

Comentários