Stephen Hawking participa virtualmente da Web Summit, em Lisboa

Físico falou sobre riscos e oportunidades da inteligência artificial

Stephen Hawking no palco da Web Summit

Por Cleidi Pereira, de Lisboa, Portugal

Uma surpresa marcou a abertura da segunda edição da Web Summit em Lisboa, em Portugal, na noite desta segunda-feira, 6: a presença virtual do físico Stephen Hawking. No palco de um dos maiores eventos do mundo sobre tecnologia, empreendedorismo e inovação, um dos principais cientistas da atualidade falou sobre os riscos e as oportunidades da inteligência artificial, um tema em destaque na programação da conferência realizada até a próxima quinta-feira, 9.

Hawking disse ser um otimista, mas alertou que é preciso estar atento aos riscos e pensar de que forma a sociedade será beneficiada com esta tecnologia. O físico acredita que a inteligência artificial pode ser uma aliada para enfrentar problemas como a fome e doenças. Contudo, frisou que os humanos não sabem se, no futuro, serão, de fato, ajudados ou destruídos. "Estamos no limite de um admirável novo mundo. É um lugar emocionante e precário para se estar. Vocês são os pioneiros", disse.

Outro destaque da cerimônia de abertura foi a participação de Margrethe Vestager, a comissária europeia para Concorrência, que foi apresentada pelo CEO da Web Summit, Paddy Cosgrave, ao chamá-la ao palco, como uma das "pessoas mais importantes do mundo hoje". Vestager vem aplicando multas em gigantes como Google, Apple e Facebook por concorrência desleal e não pagamento de impostos. Ela defendeu a necessidade da regulação para um mercado justo. "Isso não é uma selva, é como a democracia funciona", afirmou.

Aproximadamente 15 mil pessoas participaram da noite de abertura do evento. Também subiram ao palco montado na Altice Arena o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o primeiro-ministro de Portugal, António Costa. Em sua fala, o criador da conferência, o irlandês Paddy Cosgrave, lembrou que o evento começou em 2010 com a simples ideia de conectar a comunidade tecnológica e que, naquele ano, foram apenas cerca de 400 os participantes. Nesta edição, foram vendidos 59 mil ingressos, um aumento de 11% em relação a 2016.

Comentários