Fim de semana começa com eventos culturais pela Capital

Agenda da Semana de Porto Alegre prevê várias atividades sábado e domingo

Porto Alegre faz 240 anos nesta segunda-feira, 26, e a festa começa neste sábado, 24, às 18h no Anfiteatro Pôr do Sol, com o show da Maria Rita "Viva Elis". Serão momentos especiais para a cidade, os porto-alegrenses e quem a visita. A Capital dos gaúchos vive uma época de conquistas, modernidade e desenvolvimento, como o futuro sistema de transporte com Metrô e o Bus Rapid Transit, os preparativos para os grandes momentos da Copa 2014, uma nova orla para o Guaíba e a conclusão, neste ano, do Projeto Socioambiental (Pisa), que elevará o tratamento de esgotos na Capital gaúcha de 27% para 80% até 2014. As razões para comemorar são muitas.
"Viva Elis" marca o início de uma programação de sábado a sábado, até 31 de março. O show de Maria Rita também abre o 24 horas de Cultura em 21 bairros, com música, teatro, literatura, dança, exposições, palestras e cinema. Todas as apresentações são gratuitas, assim como todos os demais eventos programados para esta 53ª Semana de Porto Alegre, num total de 75 horas de cultura envolvendo 67 artistas. O programa completo da semana está no site http://poa240anos.com.br/ .
"Pensamos numa grande festa para valorizarmos esta cidade, onde todos nós somos sujeitos de sua transformação. Por isso, é uma homenagem a todos os porto-alegrenses", afirma o  prefeito José Fortunati. Para ele, a cidade vive um momento único, com a execução de antigos projetos, como a revitalização da Orla do Guaíba e do Cais Mauá, a confirmação do Metrô e obras de infraestrutura que irão melhorar a qualidade de vida na Capital.
O programa 24 Horas de Cultura estará sábado e domingo  na Cidade Baixa, Centro Histórico, Menino Deus, bairro Farroupilha, Lomba do Pinheiro, Restinga, Jardim Leopoldina, Vila Farrapos/Humaitá, Partenon/Vila Batista Xavier, Glória, Cristal, Petrópolis, Santo Antônio, Bela Vista, Ilha da Pintada, Vila Cruzeiro, Bom Jesus, Belém Novo, Mário Quintana, Campo Novo e Passo D'Areia. Apresentações de artistas locais estão no programa do final de semana: Tonho Croco, Júpiter Maçâ, Hermes Aquino, Jorge Mautner, Nelson Jacobina, Shana Muller, Delicatessen, Nei Van Soria, Acústicos e Valvulados, Fernando Noronha e Black Soul. No domingo, 25, às 10h, o pianista Arthur Moreira Lima apresenta-se no espelho d'água da Redenção.
Destacam-se ainda nas 24 Horas de Cultura o Caminho das Pedras na escadaria da rua 24 de Maio (entre a Duque de Caxias e André da Rocha, no Centro Histórico). Cerca de 20 músicos, cantores, dançarinos e poetas estarão integrados, neste local, sábado, 24. A exposição começa às 10h e os shows serão entre 15h e 19h. O Caminho das Pedras tem exposição de pedras, de joias feitas com pedras e de livros para venda ou troca. Foi sugerido pelo morador do local e geólogo Pércio Moraes Branco com o objetivo de evitar a degradação das escadarias revitalizadas. Era preciso ocupar o espaço para que não fosse invadido.
No Partenon, black music e reggae serão apresentados neste sábado, 24, às 17h, com a banda Alvo do Sistema, da nova escola do rap, e Vinícius Lummertz. E mais: cerca de 400 bailarinos apresentam seis horas de coreografias, incluindo danças de salão, jazz, dança de rua, balé e folclore no Teatro Renascença domingo, 25, das 16h às 22h. Estarão em cena a diversidade e qualidade da produção local que promete presentear o público com todo fascínio e encanto da arte da dança.

Comentários