Japoneses concedem coletiva de imprensa

Painel interrompido pela organização do festival continua durante entrevista

Uma coletiva de imprensa com os conferencistas japoneses foi realizada há instantes. Eles integraram o primeiro painel da manhã "A Tecnologia da TV Digital Japonesa - Pensando Mídia na era da TV Digital e Publicidade como Negócio no Japão" e geraram polêmica por estender suas falas muito além do tempo estabelecido. O último palestrante, Noriyuki Shutto, executivo da Dentsu e diretor da IAA, teve sua exposição interrompida pela organização do evento, o que lhe causou grande irritação. Na coletiva, Shutto divertiu-se com o contratempo: "Não se preocupem, nem todo japonês é louco como eu".


Aproveitando o encontro com a imprensa, Shutto fez um resumo de sua apresentação, na qual deveria ter abordado o tema um novo modelo de agência. Para ele, os modelos de gerenciamento de empresas de publicidade em todo o mundo seguem um padrão norte-americano, o que é prejudicial. "Devemos parar de copiar idéias importadas e passar a apostar nas nossas próprias idéias", sugeriu. Atribuir à propaganda características locais é justamente uma prática da Dentsu nos países em que atua.


O conferencista ainda destacou a importância do setor de mídia e as novas formas de relacionamento entre agência e cliente. Os conferencistas lamentaram o fato de a TV Digital ainda não gerar receita de publicidade. Contudo, afirmaram que as agências e as emissoras de TV japonesas estão mobilizadas para reverter este quadro. No Japão, a produção jornalística já é totalmente digitalizada. "Em breve, vocês utilizarão câmeras digitais e novas técnicas de edição", sinalizou Yasuo Takahashi, chairman da DiBeG (Digital Broadcasting Experts Group).

Imagem

Comentários