Pensamento colaborativo é o convite de Lorrana Scarpioni

Advogada e relações-públicas é a fundadora do Bliive, plataforma de troca de tempo

A voz doce e de menina não transpareceu, em primeiro momento, a propridade com que fala Lorrana Scarpioni quando defende o conceito de colaboração. Advogada e relações-públicas, ela é fundadora do Bliive.com, plataforma de troca de tempo. Ela explicou logo no início do painel: "Por exemplo, você oferece um hora de aula de espanhol e ganha uma hora de crédito para usar em outras especialidades cadastradas na plataforma".
Lorrana contou como surgiu a ideia de criar a empresa que dirige hoje. Segundo ela, a vontade começou quando ainda era muito jovem e se questionava muito sobre como melhorar o mundo sem precisar de experiência nem dinheiro. "Como eu cursava duas faculdades, não tinha tempo de ler tudo o que gostaria, então, encontrei uma ótima opção nos documentários. Um sobre colaboração e outro sobre economia me inspiraram a pensar se podia usar uma alternativa para trocar experiências. Aos poucos, surgiu o Bliive.
Com muitos ensinamentos na bagagem, um deles, de acordo com Lorrana, é perceber que o seu olhar a partir do olhar do outro gera ótimos resultados. Também aprendeu que as pessoas que querem colaborar têm sentimento de pertencimento, "elas querem fazer parte daquilo". E, conforme ela, o Bliive é uma pequena ferramenta que permite isso. "Que a minha iniciativa seja só uma plataforma, de muitas que ainda podem surgir, pois colaboração é algo que está acontecendo no mundo e só tende a crescer", decreta.
Após contar sua trajetória, seus desejos, suas dificuldades e seus aprendizados, Lorrana explanou sobre os seus quatro principais conceitos, que norteiam sua vida e seus negócios. "Valor além do dinheiro", segundo a empresária, significa que as pessoas e as suas oportunidades são muito mais úteis do que a moeda pode permitir. É o que chama de economia do uso. O segundo conceito é o "Poder horizontal", que diz que a internet dá poder às pessoas e isso pode ser bom, sim, pois mostra que muitos podem mais.
"Ambiente colaborativo" é o terceiro item, mas ela admite que pode parecer utópico, mas garante: "com o pensamento de colaboração, o mundo está mudando e pode ser a solução". Por último, ela diz "Repense" e explica que esse é o conceito que convida a todo a repensar as soluções do mundo, mas juntos. Lorrana encerrou sua explanação de pouco menos de 20 minutos arrancando diversos comentários positivos entre a plateia e muitos aplausos.

Lorena Scarpioni |Crédito: Jefferson Bernardes/ Agência Preview

Lorena Scarpioni |Crédito: Jefferson Bernardes/ Agência Preview


Comentários