Projeção 3D apresenta a Porto Alegre do futuro

Espetáculo mostrado junto ao Mercado Público será repetido logo mais à noite

Vagões de metrô, peixes no fundo do mar, chuva, bolas de futebol, verduras, legumes, grãos de café, fogos de artifício. Todos esses elementos passearam pela fachada do Mercado Público na noite desta terça-feira, 27, numa combinação de muita cor e tecnologia, no ritmo de música eletrônica. A projeção 3D "Porto Alegre: o futuro já começou" é mais um presente aos porto-alegrenses e visitantes dentro na programação que comemora os 240 anos da cidade. O público terá nova oportunidade de ver a projeção nesta quarta-feira, 28, às 20h, no Largo Glênio Peres. Antes, a programação inclui shows do humorista André Damasceno e do músico Catuípe.
Na noite de terça, a projeção ao longo de 10 minutos no Largo Glênio Peres surpreendeu o público, com a apresentação de imagens no prédio do Mercado Público. A tecnologia consiste no mapeamento digital da arquitetura da edificação, sobre a qual é feita a projeção de uma nova camada da fachada, conferindo o efeito 3D sem a necessidade de utilizar os óculos especiais. A projeção faz parecer que o prédio ganha vida, com animações e trilha sonora especialmente desenhadas para o evento.
Acompanhando a apresentação do Chalé da Praça XV, o prefeito José Fortunati afirmou que a programação da 53ª Semana de Porto Alegre pretende presentear os porto-alegrenses e aqueles que ajudam a construir a história da Capital, numa combinação de resgate histórico e projeção do futuro. "Sem dúvida estamos resgatando a história da cidade, o valor dos seus 240 anos, olhando para o passado e projetando o futuro, com projetos que melhorem a qualidade de vida e qualifiquem a cidade", enfatizou Fortunati.
A apresentação tecnológica, inédita na Capital e com poucos registros no País em espaços públicos da dimensão realizada em Porto Alegre, foi desenvolvida especialmente para o aniversário, pelo Gabinete de Comunicação Social da prefeitura em parceria com a Procempa. Segundo o supervisor de Comunicação, Giuliano Thaddeu, a concepção do projeto buscou unir elementos característicos da história e dos hábitos no Mercado Público com referências a investimentos que estão construindo o futuro da cidade, como o Metrô e o Projeto Integrado Socioambiental (Pisa). "A ideia foi trazer uma ferramenta inovadora, presenteando a cidade, aliando a tecnologia com o momento de desenvolvimento que Porto Alegre vivencia", disse Giuliano.
Imagem

Comentários