Projeto mostra que campanhas mais eficazes são as pautadas no público

Touchpoints, tema da última palestra, aponta para uma personalização da mídia

A última palestra do MaxiMídia 2007, "Touchpoints: Uma Visão Holística do Uso da Mídia", tratou ontem das campanhas publicitárias em época de expansão digital das mídias. Ivor Hussein, do Institute of Practinioners in Advertising (IPA), do Reino Unido, falou do projeto "Touchpoints", que demonstrou que as campanhas mais eficazes foram aquelas pautadas por pesquisas de hábitos do público.


Segundo ele, a sociedade tem pulverizado seus gostos, já que, com as múltiplas opções existentes a partir da digitalização dos meios (TV rádio, jornais, revistas?), os canais tendem a tornar-se cada vez mais especializados, bem como o gosto do público. Assim como o conteúdo, há também uma fragmentação da audiência, o que, por conseqüência, faz com que os anunciantes precisem conhecer melhor esses consumidores a fim de atingir seu público-alvo com mais eficácia.


Esse conhecimento do público se dá através de pesquisa ampla, na Inglaterra feita pelo IPA. O questionário se baseia em relatórios sobre as atividades diárias do consumidor. Depois, esses dados são cruzados com outros, vindos de bancos disponíveis no mercado, e agrupam pessoas a partir de interesses e perfis comuns. Quanto maior o número de informações disponíveis para o estudo, menores e mais específicos ficam os grupos, aumentando assim as chances de se atingir o cerne da necessidade do consumidor. Essas pesquisas são financiadas por uma união entre agências de mídia e veículos de comunicação.


Segundo Flavio Ferrari, presidente executivo do Ibope Mídia América Latina e um dos debatedores na palestra, é necessário que o Brasil comece a se preocupar em fazer esse tipo de projeto. Com a chegada da TV digital terrestre (de distribuição livre) no país, o número de possibilidades de canais e informação (e portanto especialização) deve aumentar e, com isso, a necessidade de se saber informações sobre o público, também.


"Touchpoints, Uma Visão Holística do Uso da Mídia" foi também exibida em Porto Alegre.  Os debatedores do tema na capital foram Guilherme Junqueira (My Media), Simone Rosa (AMPRO), Mara Bussolim (QG) e Eduardo Cheffe (Integrada).

Comentários