Salão estimula expressão gráfica na imprensa

Mostra chega à 20ª edição como um dos principais meios de promoção da produção gráfica

Como parte da agenda de programação dos 240 anos de Porto Alegre, o XX Salão Internacional de Desenho para Imprensa abriu na sexta-feira, 23, e ficará instalado no andar térreo da Usina do Gasômetro até 6 de maio. A mostra pode ser visitada de terças a domingos, da 9h às 21h e visa a estimular e divulgar a expressão  gráfica aplicada à imprensa, além de atribuir premiações a cada uma das categorias: Cartum, Charge, HQ, Caricatura e Ilustração Editorial. A cada edição, cerca de 50 mil pessoas visitam o salão.
Neste ano, uma parceria possibilitou a vinda da exposição de quadrinhos de ficção científica 'Eles sonham o mundo?', que apresenta o trabalho da nova geração de ilustradores da França. As peças estão na Galeria Iberê Camargo, andar térreo da Usina, e têm visitação das 14h às 19h, de terça-feira a domingo. A mostra é realizada pelo Instituto Francês e o Ministério das Relações Exteriores da França apresentado em parceria com a Aliança Francesa de Porto Alegre e a Secretaria Municipal de Cultura.
Um dos principais meios de promoção da produção gráfica brasileira, o salão já contou com a participação de Paulo Caruso, Santiago, Moa, Guazelli e Edgar Vasques. Artistas gráficos de países como China, Turquia, Alemanha, Ucrânia, Estados Unidos também já passaram pela exposição. Alguns cartazes das edições anteriores podem ser conferidos no mesmo local, na galeria do 4º andar.
Confira aqui os nomes participantes do salão.

Comentários