Tiago Pinto apresenta estratégias da Nike para a Copa

Marca trabalha com base em três tópicos: Inovação, Inspiração e Conexão Local

'A Nike na Copa', palestra de Tiago Pinto, marcou o encerramento das palestras e workshops da Semana ARP da Comunicação. O diretor de Marketing da Nike apresentou as ações desenvolvidas pela marca na Copa do Mundo da África do Sul e como pretende se preparar para o Mundial no Brasil. Segundo ele, a empresa trabalha orientada por três valores: Inovação, Inspiração e Conexão Local.
Para a Copa o Mundo deste ano, o desafio da equipe de marketing foi criar uma conexão do mundial com o Brasil. A equipe tinha a tarefa de promover a camisa azul da Seleção Brasileira. A estratégia adotada foi lançar o produto no Carnaval de Salvador e Rio de Janeiro, lincando com questão da superstição, já que a Seleção havia ganho seu primeiro título usando uma camisa azul. Além disso, dos seis jogos disputados com o segundo uniforme, o time só perdeu um. Para alavancar ainda mais a campanha, foi gravado um documentário em que os jogadores da Seleção contaram episódios próprios sobre superstição. O vídeo registrou 7 milhões de pageviews no youtube e tornou-se o filme mais assistido da Nike.
Sobre os desafios de colocar a bandeira da Nike na África do Sul, apesar de a Copa ser patrocinada pelo concorrente Adidas, contou que uma das ações adotadas foi se instalar no prédio mais alto da cidade e projetar a marca e outras ações interativas. Também foi criado um centro de treinamento de futebol em Soweto, bairro mais pobre de Johanesburgo, para estimular a prática do esporte entre os garotos, também uma forma de aumentar a detecção do vírus HIV na população jovem local. No Brasil, decidiram fazer um experimento com a música de Jorge Benjor - Umbabarauma - gravada em 1974. A canção foi modernizada e regravada junto com Mano Brow em um clipe lançado no programa Fantástico, da Rede Globo.
Para 2014, a estratégia da Nike é usar a Copa do Mundo para ajudar o jovem brasileiro a criar sua voz. "Acreditamos muito no papel do esporte em termos de transformação", destacou. Para Tiago, a marca que quiser ganhar com o campeonato no País deve agir para "ser relevante, afetar a vida das pessoas e pensar em depois da Copa".
Gaúcho e atualmente morando em São Paulo, Tiago emocionou-se ao lembrar sua trajetória profissional, com passagens pelas agências Paim e DCS, e a experiência no cargo de diretor de marketing da Nike. O irmão de Tiago e também publicitário Rodrigo Pinto, que mediou a palestra, ressaltou que o irmão sempre foi muito dedicado ao trabalho e apaixonado por futebol.
Imagem

Comentários