Melissa Lesnovski sobre o FIC19: "Encerro de alma lavada"

Curadora da 15ª edição do evento conversou com Coletiva.net e avaliou a iniciativa de forma "super positiva"

Melissa Lesnovski diz que encerra o FIC muito feliz - Divulgação/Coletiva.net

A 15ª edição do Festival de Interatividade e Comunicação se encerrou ao final desta terça-feira, 29, e a curadora Melissa Lesnovski fez um balanço do evento que, segundo suas palavras. foi "superpositivo". Em conversa com Coletiva.net, ela destacou que, além dos números, depoimentos coletados ao longo dos dois dias de programação dão a certeza de que superou as expectativas. "Tivemos uma venda recorde de ingressos e de permanência. Encerro o FIC19 de alma lavada e saio de um ano que foi difícil para todo mundo, então, colocar um evento de pé em 2019 foi heroico", observou.

Conforme Melissa, quem faz curadoria sabe que se assume um risco grande, especialmente quando se aposta em um time de palestrantes que é bastante fresco com relação ao território local. Ela pontuou que a maioria dos convidados não vem facilmente ao Rio Grande do Sul - "e, mesmo quem já veio, trouxe temas diferentes". "Não eram os grandes hits ou aquilo que o público está acostumado a ter, mas queríamos nos desafiar", garantiu. A curadora ainda ressaltou que o objetivo era, sim, falar do digital, "mas sem incorrer nas mesmices que vemos em alguns eventos".

Para ela, alguns momentos merecem destaque, como a participação do jornalista Leandro Demori, do The Intercept Brasil, que, na sua visão, trouxe um tema explosivo e parecia estar muito à vontade no palco. Ivan Mizanzuk, que produz o podcast Anticast e o Projeto Humanos também foi um momento especial, pois não poderiam chegar a 2019 sem falar em podcast, e, ao fazer isso, o nome ideal era o dele. Roberta Yoshida, da Deloitte, nas palavras de Melissa "é maravilhosa e trouxe uma pesquisa muito poderosa".

Ao concluir sua avaliação, garantiu que todo mundo está muito feliz, pois, apesar de acharem que daria certo, não sabiam que daria "tão certo". "Isso é fruto de um trabalho de equipe. Debutamos muito bem, fechamos os 15 anos com chave de ouro", comemorou. Sobre a próxima edição, Melissa preferiu não adiantar nada, apenas observou que será necessário ter um olhar atencioso ao calendário de eventos no Rio Grande do Sul.

A cobertura online esteve a cargo dos repórteres Bruno Dornelles, Ilana Xavier, Gabriela Boesel, Márcia Christofoli e Patrícia Lapuente. O portal foi alimentado, bem como as redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram, com fotos, reportagens e transmissões ao vivo. Esta cobertura contou com o apoio da BriviaDez e do Grupo RBS.

Comentários