Fotografias de Nilton Santolin formam a exposição 'Adulteradas'

Capturadas por câmera fotográfica e celular, imagens trazem um novo olhar sobre a Capital Gaúcha

Imagem que integra exposição Adulteradas - Nilton Santolin

O fotógrafo Nilton Santolin inaugura nesta quinta-feira, 10, a exposição 'Adulteradas', no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs). São imagens de Porto Alegre, capturadas entre 2010 e 2018 com câmeras fotográficas e celular, e trabalhadas em software de smartphone Android. Os tamanhos de exibição variam de 60cm x 60cm até 1m x 3m. Com curadoria de José Francisco Alves, doutor em Crítica e História da Arte, a mostra será aberta às 19h, na galeria Oscar Boeira, e poderá ser visitada até 10 de março, com entrada franca.

As fotografias originais foram submetidas a efeitos do software, que proporcionou um novo olhar sob as imagens, duplicando-as, espelhando-as ou quadriplicando-as. Estas distorções são definidas pelo artista como adulterações, que criam assim "imagens diferentes, instigantes, que nos fazem viajar num mundo arquitetônico único". Ao todo, são 19 fotografias impressas digitalmente, em adesivo vinil, sarja sintética e papel fotográfico, dentro da mais recente linha de pesquisa do fotógrafo porto-alegrense.

Santolin tem quase 35 anos de carreira em diversas frentes da fotografia profissional. Nesse período, desenvolveu também um trabalho autoral artístico próprio, criando uma obra incluída em diversas mostras coletivas e individuais. Como fotógrafo formado na era analógica da fotografia, adaptou-se à revolução digital, ao perceber as potencialidades das novas ferramentas oferecidas pelos softwares. Há cerca de dois anos, descobriu um aplicativo de smartphone Android para manipulações de imagens, o qual passou a utilizar na transformação de imagens capturadas com máquinas fotográficas profissionais.

A exposição poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 19h. Encontros mediados podem ser agendados pelo e-mail [email protected].

Comentários