Fotógrafo gaúcho vence Prêmio Conrado Wessel

Luis Tadeu Vilani conquistou o primeiro lugar com o ensaio TV P&B

A Fundação Conrado Wessel (FCW) anunciou em seu site, nesta quarta-feira, 30, os três vencedores do Prêmio FCW de Artes, na categoria Fotografia. Com o ensaio intitulado TV P&B, o gaúcho Luis Tadeu Vilani ficou com o primeiro prêmio no valor de R$ 114.285,74. "Foi com extrema satisfação que recebi a notícia do Prêmio de uma Instituição que tem valorizado há vários anos a fotografia brasileira", disse Vilani, que trabalha como repórter fotográfico. No ensaio, o fotógrafo retratou a retirada de moradores de uma favela próxima ao aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha, onde interagiam com restos de molduras de televisões velhas em preto e branco.
O segundo colocado foi Guilherme Mohallem, que se destacou com o ensaio Drom, o caminho Cigano. O terceiro ficou com o fotógrafo Denis Kenji Arimura, que assinou Índios Contemporâneos. Ambos vão receber R$ 42.857,14. Os premiados foram escolhidos entre 15 finalistas de um universo de 207 profissionais inscritos no concurso, que abordou a temática O Brasil e os Brasileiros.
Cerca de 100 fotos do concurso serão publicadas no livro da Fundação Conrado Wessel e os ensaios premiados em 1º, 2º e 3º lugares serão expostos na noite da premiação. A cerimônia está marcada para 13 de junho, na Sala São Paulo, na capital paulista.
A série vencedora também foi foi destaque no Prix Photo Web 2010, da Aliança Francesa do Brasil e da Câmara de Comércio França-Brasil, em novembro do ano passado.  
Imagem

Comentários