Fotojornalista português Fernando Ricardo expõe no Margs

Mostra reúne 30 imagens, que incluem retratos de celebridades mundiais e registros históricos

Crédito: Fernando Ricardo
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) inaugura nesta quinta-feira, 18, às 19h, a mostra fotográfica "Fernando Ricardo - Fotografias". Com curadoria do artista plástico Alfredo Aquino, a exposição apresenta imagens captadas pelo fotojornalista português Fernando Ricardo, profissional com passagem pela Agência Gamma, da Agence France Presse, pela Associated Press (AP) em Portugal e longa experiência em cobertura jornalística de cenários de guerra no Oriente Médio e na África.
Até 30 de julho, o visitante poderá conferir nas Salas Negras do Margs 30 imagens que demonstram o trabalho de Fernando Ricardo, uma combinação de arte e jornalismo, na sua função dedicada ao fotojornalismo. No conjunto selecionado para a exposição, há fotografias notáveis na captura do instante e do movimento.
Um segmento importante de seu trabalho são os retratos de celebridades mundiais, como Mário Soares, João Paulo II, Nelson Mandela, José Saramago e Ayrton Senna, e o conjunto de imagens da série "Salinas". Esta, registrada em preto e branco, mostra a atividade artesanal de coleta da flor do sal, em um testemunho de atividades manuais centenárias, que vão encerrando seu ciclo. A série do Incêndio no Chiado apresenta a tragédia no centro de Lisboa, pelas lentes de Fernando Ricardo.
O Margs fica aberto ao público de terças-feiras a domingos, das 10h às 19h. Visitas mediadas podem ser agendadas com o Núcleo Educativo, pelo e-mail [email protected].  A entrada é franca.
Saiba mais sobre o fotógrafo.
Fernando Ricardo é fotógrafo profissional internacional, dedicado ao fotojornalismo. Possui extensa experiência, tendo sido fotógrafo chefe da Associated Press em Portugal, fotógrafo da Agence France Presse e da Agence Gamma.
Na atividade de cobertura de cenários de Guerra para Associated Press fez centenas de reportagens fotográficas na África profunda (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné, Burundi, Zaire, Ruanda, Congo, Costa do Marfim, Quênia, Namíbia, Botswana, Zimbawe, Tanzânia, Marrocos, Argélia) e no Oriente Médio (Egito, Israel, Palestina). Documenta há anos os locais e acontecimentos significativos em Portugal.
Especialista em retratos acompanhou mais de 20 viagens internacionais do Papa João Paulo II, fez coberturas de eventos políticos (Mário Soares, Nelson Mandela), literários (José Saramago) e esportivos (Ayrton Senna).
Fotógrafo reconhecido pelo seu talento e extremo rigor profissional na área do fotojornalismo, é amigo pessoal de Sebastião Salgado e o foi de Cartier-Bresson.
Professor de fotojornalismo possui larga experiência didática acerca da atividade fotográfica dedicada à notícia, com milhares de imagens publicadas internacionalmente nos mais importantes veículos de notícias do mundo.

Comentários