Gaúcha vence Prêmio Porto Seguro de Fotografia 2010

Roberta Borges é autora do trabalho Passatempo, que tem como tema o Mar e o Tempo

A fotógrafa gaúcha Roberta Borges é a vencedora do Prêmio Porto Seguro Fotografia 2010, na categoria Revelação, com o ensaio 'Passatempo'. O Prêmio Porto Seguro de Fotografia é destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e esta edição teve 2.567 inscrições, de praticamente todos os estados brasileiros. Foram avaliados 24.990 trabalhos.
Este ano a organização propôs a apresentação de ensaios com uma reflexão na qual a fotografia é vista como fenômeno da civilização inserida em uma história social do olhar, independentemente de temas preestabelecidos. A comissão de premiação foi composta por Ana Maria Belluzzo, professora e crítica de artes visuais; Cildo Oliveira, artista plástico; Cristiano Mascaro, fotógrafo; Luiz Braga, fotógrafo; Walter Firmo, fotógrafo.
O trabalho produzido por Roberta é composto por sete fotografias que tem como tema o Mar e o Tempo. As imagens ficarão expostas no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo, e passarão a fazer parte do acervo da instituição. A premiação acontece dia 25 de novembro, no mesmo local.
Roberta Borges começou suas experiências por trás das câmeras ainda aos 16 anos. A relação fotografia versus mar se intensificou a partir de 2000 quando, após morar sete meses na Califórnia, Roberta passou a captar através das lentes a cultura de praia e o life style do surfe. De volta ao Brasil, publicou suas fotos nas revistas Fluir, Fluir Girls, Alma Surf, Voe GOL,TPM, SulSports e nos sites Waves, Surfers Village (EU) e Lat.34 (USA). 
Desde março de 2008, edita com três sócias a revista digital Ehlas, sobre o estilo de vida de mulheres esportistas. O trabalho de Roberta também pode ser acompanhado através do site da fotógrafa.
Imagem

Comentários