Insituto Moreira Salles homenageia Erico Verissimo

O centenário do autor é tema de revista e exposição de fotografias

No ano do centenário de nascimento do escritor Erico Verissimo (1905-1975), a Galeria de Arte do Instituto Moreira Salles (Avenida Túlio de Rose, 80 - 2º piso) abre, no próximo dia, a mostra O Rio Grande do Sul de Erico Verissimo: fotografias de Eduardo Simões para os Cadernos de Literatura Brasileira. A exposição - que poderá ser vista pelo público até 11 de setembro - reúne cerca de 30 imagens do interior gaúcho, registradas pelo fotógrafo Edu Simões para a edição da revista semestral do Instituto dedicada ao escritor. Na abertura da mostra, acontecerá o lançamento da revista, na Galeria IMS, a partir das 19h.  

O número 16 dos Cadernos de Literatura Brasileira tem como destaques trechos inéditos do romance inacabado A hora do sétimo anjo; os depoimentos da filha do escritor, Clarissa Verissimo Jaffe, que pela primeira vez escreve sobre o pai, da tradutora e jornalista Rosa Freire D""Aguiar e da escritora Lygia Fagundes Telles, reunidos. A seção Erico por ele mesmo traz opiniões do autor, colhidas em entrevistas e depoimentos dados a diversos veículos da imprensa, ao longo de décadas, ou em algumas de suas obras.  

Em Ensaios, textos do professor da PUCRS e vice-governador do Estado, Antonio Hohlfeldt, sobre a alternância complementar entre o tempo e o vento na ficção de Erico, de Regina Zilberman, também professora da PUCRS, voltado para a presença feminina no trabalho do autor gaúcho, do crítico literário Fábio Lucas, que trata do discurso avaliativo na obra do autor, e de Maria da Glória Bordini, também da PUCRS e coordenadora do Acervo Literário de Erico, o qual situa o papel do escritor no contexto moderno ao pós-moderno da literatura.  

A mostra pode ser visitada de terças-feiras a domingos, das 14h às 22h. Já os painéis externos da Galeria podem ser vistos diariamente, das 12h às 22h. A edição Cadernos de Literatura Brasileira - Erico Verissimo tem 188 páginas e estará à venda em livrarias, centros culturais ou através do site www.ims.com.br por R$ 40. Mais informações pelos telefones (51) 3028-1070 e 9123-9020 ou através do e-mail [email protected].
Imagem

Comentários