Paisagens do extremo sul brasileiro estão em "Revelando Fronteiras"

Mostra fotográfica apresenta projeto do longa "Histórias de Fronteiras", no Santander Cultural

No dia 29 será lançada, no Café do Cofre do Santander Cultural, em Porto Alegre , a mostra fotográfica "Revelando Fronteiras", com imagens de Luciano Valério. As fotos são resultado do trabalho de pesquisa realizado no ano de 2007 em viagem ao extremo sul do Brasil, para o projeto do filme "Histórias de Fronteira". São imagens de paisagens e personagens que se revelam únicas em sua beleza e retórica, mostrando que todos têm muitas fronteiras. 


"Revelando Fronteiras" dá o pontapé inicial para a primeira fase do projeto "Histórias de Fronteira", filme documentário que, em 2009, levará para as telas o diálogo entre os limites de um país e os limites do homem, a partir dos relatos de 11 moradores de fronteiras brasileiras. O trabalho foi vencedor do Prêmio Santander Cultural / Prefeitura de Porto Alegre / APTC para o desenvolvimento de projetos de longa-metragem, em 2006. 


De acordo com o diretor do longa, Juan Zapata, o projeto mostra a alienação brasileira com relação aos limites de seu extenso território e as populações dessas regiões. "Essas pessoas criam quase que países únicos com costumes e regras próprias. É incrível que muitos deles chegam a passar por territórios de até três países todos os dias para irem de casa ao trabalho", destaca Zapata. Ele mesmo já atravessou fronteiras: colombiano radicado no Brasil, estudou cinema em Cuba. A produção do longa-metragem é da V2 Cinema. Fundada em 2005 a produtora dedica-se à criação de conteúdo de baixo orçamento de ficção e filmes documentários para TV, internet, DVD e cinema, trabalhando com métodos que remetem ao cinema independente. 


O evento também será de lançamento do teaser promocional e do site do filme www.historiasdefronteira.com, que permitirá interatividade com as fronteiras da obra por meio de link, além de informações detalhadas dos personagens e locais de filmagem.

Comentários