Prêmio New Holland de Fotojornalismo divulga vencedores

Promoção internacional teve gaúcho de São Luiz Gonzaga entre os premiados

O fotógrafo Alexandre Reisdorfer, do município de São Luis Gonzaga, foi um dos vencedores do 6º Prêmio New Holland de Fotojornalismo, ao ser o primeiro colocado da categoria Tecnologia. Ele vai receber o prêmio de R$ 12 mil. O concurso, que este ano passou a ser realizado também no Paraguai e no Uruguai, além de Brasil e Argentina, recebeu um número recorde de inscrições. Foram mais de 1.700 fotografias inscritas por mais de 200 fotógrafos profissionais e não-profissionais dos quatro países participantes.
A partir de fevereiro, exposição com 40 fotos percorrerá 25 cidades com as melhores imagens do campo do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O prêmio, que é reconhecido pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio pela sua "Promoção Comunitária", evoluiu muito desde sua primeira edição, em 2005. "Quando o criamos, buscamos valorizar o trabalho daqueles que retratam a vida do homem no campo. Hoje, além de destacar a agricultura, atividade essencial para a economia e sociedade da América Latina, o concurso promove a cultura e a integração dos países participantes", disse Francesco Pallaro, vice-presidente da New Holland para a América Latina.
Nesta edição, o Prêmio New Holland de Fotojornalismo também fez a maior premiação da história do concurso. No total, serão distribuídos R$ 70 mil em dinheiro para os 11 vencedores.  Na seleção das fotografias, a composição das imagens foi o fator decisivo para os jurados escolherem os ganhadores. No Brasil, o vencedor da categoria Campo foi o fotógrafo Antonio Costa, de Curitiba (PR). O segundo lugar foi para Cristiano Borges, de Goiânia (GO). Na América Latina - que recebeu inscrições de profissionais da Argentina, Paraguai e Uruguai -, o ganhador na categoria Campo foi o argentino Norberto Melone, de Buenos Aires, e em segundo lugar ficou o uruguaio Ignácio Iturrioz, de Montevideo.
O segundo lugar da categoria Tecnologia foi para o fotógrafo Gerson Sobreira, de Londrina (PR). A comissão julgadora desta sexta edição escolheu duas fotos para a entrega do Prêmio Integração, uma do brasileiro Antonio Costa e outra do uruguaio Nicolás Garrido Monester, de Montevidéu. O vencedor da categoria Aficionados - destinada a fotógrafos não-profissionais da Argentina, Paraguai e Uruguai - foi para o argentino Oscar Dechiara, da cidade de Santa Fé.

Comentários