Sindjors oferece curso de fotografia documental e jornalística

Qualificação será ministrada pelo fotojornalista Claudio Fachel

Claudio Fachel - Reprodução/Arquivo pessoal

Entre os dias 21 e 25 de janeiro, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) promoverá um curso sobre fotografia documental e fotojornalismo. A qualificação será ministrada pelo professor e fotojornalista Claudio Fachel, autor do livro 'Fotojornalismo e legalidade 1961'. Os encontros ocorrerão das 16h às 19h, na sede da entidade (Rua dos Andradas, 1270, 13° andar), em Porto Alegre, totalizando 20 horas.

O curso é direcionado a jornalistas sindicalizados e público em geral e todos os participantes receberão certificado. Para realizar o curso, é preciso ter câmera própria, profissional ou semiprofissional. A estrutura da qualificação compreende, na primeira aula, um estudo do equipamento (velocidade do obturador, menus e funções) e suas variáveis, como objetivas, lentes normais, grandes angulares, teleobjetivas e zoom, distância focal, diafragma, focagem e profundidade de campo.

No segundo dia, Fachel falará sobre linguagem fotográfica, composição, planos, ângulo, iluminação, nitidez, movimento, forma, textura, contraste e cor. Também analisará imagens de grandes nomes do fotojornalismo e da foto documental. No terceiro encontro, será a vez de abordar comentários sobre a história da fotografia, conceitos de fotojornalismo e foto documental, a função social e a imagem fotográfica no imaginário coletivo e a representação da realidade. Também discorrerá sobre tipos de imagens fotográficas, fotojornalismo (spot news, feature photos), retrato, fotografia artística e fotografia de paisagem.

A quarta aula está reservada para a parte prática, quando os alunos sairão pela cidade em busca de imagens, tendo como base os ensinamentos dos dias anteriores de teoria. Na tarefa, os participantes irão controlar a câmera, dominando a composição, utilizando a luz disponível e trabalhando com temas cotidianos, como a cidade em movimento, paisagem urbana, a diversidade de pessoas da cidade, entre outros. E o quinto e último dia será focado na edição, no tratamento e na apresentação das imagens selecionadas.

Fachel é fotojornalista desde 1987, com trabalhos publicados nos principais jornais e revistas do Rio Grande do Sul e do Brasil. Também tem trabalhos veiculados em publicações da América Latina e da Europa. Ele se dedica, especialmente, a temas relacionados à história cultural, cultura visual, história da imprensa, ao fotojornalismo e fotografia.

Comentários