"Tambor da aldeia" destaca invasão de rádio gaúcha

Boletim também aborda suspensão da revista IstoÉ pela Justiça

Está no ar a edição de número 44 do Tambor da Aldeia, boletim editado semanalmente pelo Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre, da Associação Riograndense de Imprensa. O informativo destaca a invasão da Rádio São Roque, de Faxinal do Soturno, dirigida pelo presidente da Agert (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão), Roberto Cervo "Melão", ocorrida no último dia 20. Cerca de 50 manifestantes que se identificaram como pertencentes à Abraço (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária) assumiram os microfones da emissora e permaneceram no controle das transmissões por 15 minutos, inclusive lendo carta aberta defendendo as rádios piratas. A polícia interveio, retirando os integrantes do prédio e os levando para a delegacia, onde depuseram e foram liberados. Agora, devem responder a inquérito.


O boletim também aborda a suspensão da circulação da revista IstoÉ em Curitiba, garantida por liminar ao ex-prefeito da cidade, Cássio Taniguchi, atual secretário de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal. Outros assuntos tratados são a garantia dada pelo presidente da Autoridade Palestina de que correspondente da BBC está vivo e jornalistas que foram atingidos nas Filipinas, entre outros.


A ARI (Associação Riograndense de Imprensa) disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes de Comunicação Social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados, entre 12h e 13h, pela Rádio da Universidade AM 1080, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. A pesquisa e a edição são de Vilson Antonio Romero.

Comentários