"Tambor da aldeia" destaca queixa de Dunga contra a TV Record

Boletim Eletrônico da ARI apresenta semanalmente as ocorrências sobre liberdade de imprensa e expressão

O Boletim Eletrônico da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), ' Tambor da Aldeia', registra esta semana casos como a equipe da TV Record que foi indiciada por perturbar o técnico da Seleção Brasileira de futebol. Dunga chamou a polícia para retirar uma equipe do programa Legendários que se instalou na frente de sua casa no bairro Ipanema.
O humorista Marcelo Marrom ficou até as 23h em frente à residência do treinador pedindo a convocação do atacante santista Neymar. Três carros da Polícia Civil foram ao local. Incomodado com a situação, Dunga registrou ocorrência na 6ª Delegacia de Polícia. Ao chegarem ao local, os policiais obrigaram a equipe a desligar os holofotes que apontavam para a casa do técnico. Sem as luzes, foi permitido que o repórter permanecesse.
Outro tópico em destaque é a retirada do Brasil do Índice de Impunidade, uma lista elaborada anualmente pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) na qual figuram países onde os governos se revelam incapazes de resolver os homicídios de profissionais de informação. O fato aconteceu devido às recentes condenações de assassinos de jornalistas. No país, ainda há quatro assassinatos de jornalistas por punir, mas, como a lista do CPJ apenas inclui no "ranking" nações com um mínimo de cinco casos por resolver nos últimos dez anos, o Brasil abandonou a lista negra, da qual fazem parte 12 países.
Em Honduras, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA), condenou o assassinato do jornalista Jorge Alberto Orellana, ocorrido dois dias antes na localidade de San Pedro Sula. O presidente Porfírio Lobo disse que reforçará a busca de esclarecimentos dos homicídios contra jornalistas.
Na Inglaterra, a modelo Naomi Campbell agrediu um cinegrafista da rede americana ABC quando a repórter do canal perguntou-lhe se teria recebido, alguma vez, um diamante do ditador africano Charles Taylor. A modelo, irritada, negou os boatos e, na sequencia, atingiu o cinegrafista.
O 'Tambor da Aldeia' apresenta semanalmente uma resenha das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. A ARI  disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O conteúdo do Boletim Eletrônico também é apresentado aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz no programa Conversa de Jornalista.

Comentários