ABI escolhe diretoria após um ano de processos

Processo irá eleger Diretoria, Conselhos Fiscal, Consultivo e parte do Deliberativo

Após um ano conturbado, com processos e troca de acusações, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) começou nesta quinta-feira, 25, o processo de eleição de Diretoria, Conselhos Fiscal, Consultivo e dois terços do Deliberativo (efetivos e suplentes). A votação segue até esta sexta-feira, 26. Concorrem no pleito as chapas Vladimir Herzog, liderada por Domingos Meirelles, e a Prudente de Morais, comandada por Fichel Davit Chargel, que tiveram seus pedidos homologados pela Comissão Eleitoral da instituição.
Segundo informações do portal Imprensa, a crise eleitoral na ABI teve início em abril do ano passado, quando a chapa Vladimir Herzog alegou que era vetada pelo estatuto da entidade a participação de associados inadimplentes na eleição. O motivo estaria no fato de um dos integrantes da Prudente de Morais ter mensalidades atrasadas. O então presidente Maurício Azêdo pagou em 11 de março, com cheque próprio, a dívida de 17 dos 51 integrantes de sua chapa e o grupo adversário tentou fazer o mesmo com seus inadimplentes. Porém, a atual direção argumentou que já havia expirado o prazo para a inscrição.
A chapa Herzog reclamou que não foi informada sobre a data-limite para o registro e que a cobrança de dívidas deveria ser individual, por meio de boleto bancário, diferentemente do ocorrido com a chapa de Azêdo. Depois da morte de Azêdo em outubro de 2013, o cargo foi ocupado pelo conselheiro Fichel Davit Chargel por pouco mais de três meses. Em fevereiro de 2014, o recurso da ABI, impetrado ainda no tempo de Azêdo, foi derrubado e a juíza da 8ª Vara determinou o afastamento da diretoria eleita em 2013 e determinou o retorno da chapa Vladimir Herzog ao comando da entidade.
Agora, a votação segue na sede da entidade, no Rio de Janeiro, e em suas cinco representações no País, localizadas em São Paulo, Belo Horizonte, Maceió, Brasília e São Luís. Todos os associados poderão participar, mesmo aqueles que não se encontram com suas mensalidades em dia - foram automaticamente anistiados e devem acertar apenas o pagamento da mensalidade de setembro no local onde irá votar.
Leia também em Coletiva.net:
Dirigente da ARI concorre ao Conselho da ABI

Comentários