ARI divulga nota oficial em homenagem ao Dia da Liberdade de Imprensa

"Problemas dificultam e tornam perigoso o trabalho dos jornalistas", diz Ercy Torma

 Pela passagem do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se comemora hoje, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) divulgou nota oficial em que propõe como "necessária uma reflexão sobre o momento vivido pelo Brasil". Em entrevista a Coletiva.net, o presidente da entidade, Ercy Torma, disse que em todo o mundo existem problemas, "de diversas ordens, que dificultam e tornam perigoso o trabalho dos jornalistas". Ercy citou como exemplo a greve de fome que o ex-governador Antony Garotinho vem fazendo em protesto a reportagens divulgadas sobre ele na imprensa. "Ao invés de apresentar dados para a sociedade provando que o que é publicado não tem veracidade, ele se omite e tenta colocar a culpa na imprensa", critica o presidente.


Para Ercy, o trabalho da imprensa brasileira está muito mais qualificado do que cinco anos atrás. "O repórter está deixando de fazer as entrevistas pelo telefone e buscando as informações olho no olho, está duvidando do seu entrevistado, e isso desagrada".


Para que a sociedade acompanhe os problemas e dificuldades enfrentadas diariamente no trabalho jornalístico, a ARI criou um boletim informativo sobre os acontecimentos no mundo que ferem a liberdade de imprensa. "O povo deve saber o que acontece contra os jornalistas que tentam mostrar a verdade", finalizou o presidente.

Comentários