ARI inaugura Laboratório de Restauração do acervo de Alberto André

Material será organizado e catalogado para, em dois anos, ficar à disposição da comunidade

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) inaugurou nesta quinta-feira, 22, o Laboratório de Restauração do acervo de Alberto André. Estiveram presentes o presidente da entidade, Ercy Pereira Torma, o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Nelcir Tessaro (PTB), e as professoras do curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Marlise Giovanaz e Jeniffer Cuty.
O jornalista Alberto André, que presidiu a ARI por 34 anos, deixou cerca de 15 mil livros e milhares de documentos de arquivo pessoal. O material será organizado e catalogado para, no futuro, ficar à disposição da comunidade.  O trabalho será feito por acadêmicos dos cursos de Museologia, Biblioteconomia e Arquivologia da Ufrgs, que permanecerão no projeto pelos próximos dois anos. O processo será realizado entre as quatro salas de depósito, duas de recuperação e uma central de triagem para a higienização da documentação.
Tessaro garantiu que a Câmara continuará com a parceria para facilitar o processo. "Estamos orgulhosos de participar de um projeto tão importante como este de resgate e preservação da memória, e vamos continuar ajudando de todas as formas possíveis", disse. Em seguida, exemplificou com o anúncio de que o Plenário Ana Terra entrará em reforma e o mobiliário que for substituído será recuperado e doado ao Laboratório de Restauro.
Localizado na sede da entidade (Av. Borges de Medeiros, 915), o Laboratório também foi elogiado por Torma. Ele revelou que há muito tempo sonhava em levar para as dependências da Associação parte do acervo do ex-presidente e permitir que outra parte enriquecesse a biblioteca da Câmara, que também leva o nome de Alberto André. "Sabíamos do amor que Alberto André tinha pelos seus livros e a forma sistemática com que os guardava em pastas identificadas por assunto", disse. Destacou também que "essa parceria com o Poder Legislativo mostra o quanto a Câmara pode contribuir para a reconstrução da história da Capital."
O ato de inauguração teve, ainda, as presenças do coordenador do Memorial da Câmara, Jorge Barcellos; do diretor financeiro da ARI, Aires Cerutti; e do jornalista Enio Rockembach, que leu uma carta de agradecimento e incentivo à Câmara e à ARI pelo projeto. O documento foi enviado à viúva de Alberto André, Lourdes Cafruni André.