Atenção, 10 de setembro não é o Dia da Imprensa

Lei Federal determina a comemoração da data em 1º de Junho

Embora ainda haja quem comemore o Dia da Imprensa em 10 de setembro, essa não é mais a data oficial. Pela Lei Federal 9.831, sancionada em 13 de setembro de 1999, ficou determinado que o Dia da Imprensa é comemorado em 1º de junho.


De acordo com pesquisas históricas realizadas pela ARI (Associação Riograndense de Imprensa), acredita-se que o dia 10 de setembro tenha sido definido na época de Getúlio Vargas em homenagem à Gazeta Mercantil, que começou a circular em 1908. A publicação era, na verdade, um "Diário Oficial da Corte Portuguesa". Tinha apenas quatro páginas contendo notas oficiais.


Por achar as razões para a definição da data pouco relevantes para a imprensa nacional, em 1972 a ARI passou a lutar pela mudança da comemoração. Segundo o presidente da associação, Ercy Torma, a melhor homenagem seria ao surgimento do Correio Braziliense, criado em 1° de Junho de 1908. "O jornal era editado em Londres por Hipólito José da Costa, que havia fugido da inquisição portuguesa. Lá era impresso e colocado em fardos dentro dos navios que vinham para Brasil, onde era distribuído clandestinamente", relembrou o presidente Ercy em entrevista a Coletiva.net. A publicação era conhecida também como "armazém literário", porque tinha a colaboração de diversos colunistas e escritores e chegou a ter edições com 84 páginas. O jornal foi editado em Londres por 13 anos e só deixou de circular com a proclamação da República, em 1892.

Comentários