Boletim da ARI registra apoio a Luiz Cláudio Cunha

Informativo semanal reproduz principais fatos ligados à liberdade de expressão

O Tambor da Aldeia, boletim eletrônico da Associação Riograndense de Imprensa, circula esta semana com destaques para o apoio, manifestado em nota oficial, da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) ao jornalista Luiz Cláudio Cunha, autor do livro "Operação Condor: O Sequestro dos Uruguaios", que está sendo processado por João Augusto da Rosa, ex-policial do DOPS. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e a ARI também divulgaram nota conjunta ressaltando "que fatos como esse comprometem o livre exercício da profissão de jornalista."
Cunha era chefe da sucursal da revista Veja quando recebeu um telefonema anônimo informando sobre o sequestro. A descoberta dos jornalistas prejudicou o desdobramento da ação ilegal, evitando que as vítimas fossem mortas. Condenado em 1980, Rosa pede reparação por dano moral alegando que o autor não cita no livro a absolvição em segunda instância, por "falta de provas", da ação em que era réu como um dos sequestradores.
Na seção pelo mundo, Tambor da Aldeia registra que 139 jornalistas perderam a vida durante o trabalho em 2009, na Bélgica. Na região da Ásia-Pacífico, foram 52 mortes, sendo 32 em massacre nas Filipinas, em novembro. Já nas Américas, foram 30 casos, 13 deles apenas no México. Os dados são da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).
Na Venezuela, o Ministério de Comunicação e Informação pediu à promotoria o fechamento do jornal Tal Cual e prisão dos responsáveis por editoral satírico, descrevendo uma Venezuela imaginária, sem Chávez. O editorial intitulado "Venezuela sem Esteban" narra o hipotético primeiro dia, primeiro mês, e assim por diante, até completar 100 anos, com "Esteban" no exílio em Cuba.
 Estes e outros assuntos podem ser conferidos na edição semanal do Tambor da Aldeia. Para os interessados em colaborar com o informativo, que tem edição e pesquisa de Vilson Antonio Romero, a ARI disponibiliza o endereço eletrônico [email protected].

Comentários