Como será o jornal gratuito que São Paulo ganhará

Tiragem será de 200 mil exemplares, atrás de um público jovem, consumidor de Internet e TV

Destak, um diário de distribuição gratuita que começará a cilrcular em São Paulo no dia 6, promete apresentar uma linguagem objetiva e com textos curtos, que possibilitem uma leitura rápida, seguindo uma tendência observada na Europa e Estado Unidos. Terá cerca de 24 páginas a cores, no formato tablóide, e 200 mil exemplares diários de segunda a sexta-feira, o que o coloca como o jornal de maior circulação na cidade. 


O diário gratuito busca um público jovem, de 18 a 35 anos, urbano e moderno, com escolaridade média e alta e com poder aquisitivo.Vai privilegiar a cobertura da cidade e a prestação de serviços aos leitores. "Nosso jornal tem a cara de São Paulo, dinâmico e moderno. E nosso desafio é trazer ao leitor  serviços que facilitem o seu dia-a-dia, numa publicação independente de qualquer poder político ou econômico, apartidária e crítica", disse Fabio Santos, diretor editorial do Destak, que vai conduzir uma redação com 20 profissionais. Segundo ele, o jornal vai procurar atingir um público "que hoje consome informação por meio de revistas, Internet e TV, mas não tem o hábito de comprar jornais todos os dias".


Para atingir seu target, além de estações importantes do metrô, o jornal estará presente em universidades, shopping centers, centros empresariais, hospitais e também em grandes cruzamentos de avenidas como Faria Lima, Paulista, Brasil e Europa. A distribuição será feita por pessoas uniformizadas, que entregarão o exemplar nas mãos do leitor. Dessa forma, ele pode funcionar como ferramenta de marketing one-to-one, permitindo, por exemplo, a entrega de samplings dos produtos anunciados. Destak aposta em fatores como alta concentração urbana e baixo índice de leitura de jornais impressos, e surgiu da associação do Grupo Cofina, um dos maiores grupos de mídia de Portugal, com a empresa Metro News -  composta por Antonio Zilhão, Francisco Pinto e Gonçalo Uva, que criaram o jornal Destak em Lisboa, em 2001. Setenta por cento do investimento é do empresário brasileiro André Jordan.


Segundo a Associação Mundial de Jornais, os diários gratuitos são uma tendência global. Hoje já existem 169 publicações do gênero, com 28 milhões de exemplares em 38 países. A AMJ também concluiu que os diários gratuitos têm papel-chave no aumento da circulação da imprensa diária, uma vez que os impressos pagos têm tido queda em suas vendas, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. No ano passado, a venda de jornais cresceu apenas 0,56% no mundo, sendo que o aumento se deu principalmente na Ásia. Quando contados os jornais gratuitos, a circulação de diários impressos aumentou em 1,21% no mundo.

Comentários