Diário Gaúcho completa 15 anos e promove mudanças

Jornal tem novidades para edição impressa, plataformas digitais e ação promocional

Ao completar 15 anos de circulação, o Diário Gaúcho dá início a uma série de mudanças que impactam as plataformas digitais e a versão em papel, que passa por modernização do projeto gráfico e ganha novas atrações. O jornal é apontado como o mais lido em Porto Alegre e na Região Metropolitana, com quase 1,2 milhão de leitores, segundo estudos do Instituto Marplan, que considerou o período de janeiro a dezembro de 14. As novidades, conforme o Grupo RBS, focam em inovação, colaboração e curadoria, para fortalecer a proximidade e o compromisso com o público.
A partir desta sexta-feira, 17, o DG apresenta 15 novidades na versão impressa, que contemplam novas colunas, incremento de seções e um desenho mais moderno. Foram seis meses de estudo, debates na redação e entrevistas com leitores, anunciantes e executivos estratégicos do Grupo RBS, para a definição do projeto. Na edição de hoje, uma sobrecapa estampa 50 fotos de leitores com o jornal e, no Interior, um tutorial explica cada uma das alterações.
A principal mudança está na manchete, agora com letras em caixa alta e nova fonte. A página 2 passou por reformulação. De segunda a sexta, apresenta o espaço "Para ler em 5 minutos" e traz, entre outras mudanças, três seções fixas de noticiário: Mundo, Brasil e Estado. No fim de semana, a página abriga a seção "A semana em 5 minutos", uma espécie de radar para apontar a agenda da semana seguinte e relembrar frase e foto que marcaram os sete dias anteriores.
Outras seções, como Espaço do Trabalhador e Boa do Dia, ganharam status de editoria e editorias receberam nova roupagem. A contracapa agora apresenta um menu de assuntos diversificados. O time de colunistas tem reforço com o repórter Manoel Soares, que ganha um espaço semanal sobre temas ligados a comunidades e cotidiano da periferia; e o jornalista Renato Dornelles, que, além do Chora Cavaco, passa a assinar a coluna policial B.O. nos finais de semana. No Variedades, a jornalista Michele Pradella assume o tema novelas, com a coluna Noveleiros, todo fim de semana. Para atender a pedidos de leitores, o jornal estreia um espaço de crônicas, que terá como responsável a escritora Magali Moraes.
As plataformas digitais também estão repaginadas. O site foi remodelado, ganhando novo topo, mais moderno e atraente. Uma versão da página para mobile está sendo preparada para uma melhor visualização do leitor. E para exemplificar a importância do jornal no cotidiano das pessoas, um webdoc conta história de seis leitores que tiveram suas vidas transformadas a partir de matérias publicadas ao longo desses anos. "Buscamos nos modernizar sem perder a identidade, mantendo nossa essência de prestação de serviço para a comunidade", destaca a diretora de Redação dos Jornais do Grupo RBS, Marta Gleich.
Um dos produtos de maior sucesso na trajetória do jornal, o Junte&Ganhe, que já distribuiu mais de 7 milhões de kits, terá edição especial. Em dezembro, será sorteada uma casa em um condomínio fechado na Zona Sul de Porto Alegre.

Sobrecapa DG 15 anos_abr15

Sobrecapa lembra os 15 anos do jornal


 

Comentários