Edição da Revista Ecos será lançada em canteiro de obra

Publicação comemora 15 anos e lança coletânea com todas as edições

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza nesta quarta, 4, às 15h30, na Estação de Bombeamento de Esgotos Ponta da Cadeia (av. Loureiro da Silva, 200 - próximo à Usina do Gasômetro) o lançamento da 28ª edição da Revista Ecos de Saneamento Ambiental, comemorativa aos 15 anos da publicação. Em destaque, a reportagem "Saneamento: Brasil corre atrás das metas do milênio", que apresenta um balanço sobre o saneamento ambiental no país, com vista a alcançar as Metas do Milênio até 2015. Na ocasião, os participantes poderão conhecer a obra de reforma da EBE Ponta da Cadeia e construção da chaminé de equilíbrio, que será responsável pela coleta de  50% dos esgotos  da cidade  advindos da área central e da bacia do arroio Dilúvio.


A Ecos passa a circular a partir desta edição comemorativa com um encarte denominado Ecostécnica, com trabalhos elaborados exclusivamente por técnicos do Dmae. Também está sendo lançada coletânea digital com as 28 edições da revista. A ideia é resgatar o acervo de todas as edições e disponibilizar principalmente a entidades ligadas ao setor. A iniciativa partiu do atual conselho editorial da revista, que agora tem novo formato e proposta, com representatividade de 10 instituições governamentais e não-governamentais ligadas à área do saneamento ambiental do Estado.


A editora Angélica Ritter destaca que, durante todos esses anos, a Ecos abordou temas de grande importância, como drenagem, medição individualizada, gestão dos recursos hídricos e despoluição do Lago Guaíba, entre outras. A revista foi criada em 15 dezembro de 1993, por proposta da Unidade de Comunicação do Dmae, sendo uma das primeiras publicações a abordar a temática do saneamento ambiental no país. É distribuída gratuitamente para cinco mil assinantes no Brasil e no exterior, e a cada edição quadrimestral traz artigos, reportagens e entrevistas com personalidades nacionais e internacionais, além de abordar temas em evidência no setor.


Em sua trajetória, a Ecos ganhou o reconhecimento do setor, o que demonstra a capacidade das instituições públicas para desenvolver projetos dessa natureza, fomentando o desenvolvimento científico e tecnológico. Recebeu o Prêmio Jornalístico Maurício Sirotsky Sobrinho na categoria reportagem fotográfica, concedido pela Câmara Municipal de Porto Alegre. A publicação também foi considerada a melhor revista externa da Região Sul pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.


A repercussão alcançada pela revista nestes anos levou o Dmae a abrir outros canais de comunicação. Em 1995, implantou o Projeto Ecos, com palestras, simpósios, seminários e debates, orientando para uma nova postura em relação ao saneamento; em 1999, criou o suplemento técnico Ecos Pesquisa, destinado à troca de informações na área do saneamento ambiental. Esse suplemento retorna agora em formato de revista científica.


Interessados em receber a revista devem enviar e-mail para ecos@ dmae.prefpoa.com.br, informando nome e endereço completo ou consultar no site www.dmae.rs.gov.br.

Comentários