Encarte especial dos 110 anos do Correio do Povo faz uma viagem ao passado

Publicação terá mais de 300 manchetes históricas

Repórter do Correio do Povo há 38 anos, Emma Belmonte passou os últimos dois meses viajando no passado. Ela foi responsável pela pequisa histórica que o Correio apresenta no próximo domingo, num encarte especial em comemoração aos 110 anos do jornal. A publicação conta com mais de 300 manchetes das editorias de economia, política, ciência, social e mundo, entre outras. A capa do encarte será a mesma da primeira edição do Correio do Povo, publicada em 1895.


Em entrevista a Coletiva.net, a jornalista contou que "cada fato histórico importante que encontrava me fazia ter a vontade de voltar no tempo e acompanhar tudo o que estava acontecendo". Entre alguns "achados" durante essa volta ao passado, Emma destaca a cobertura feita pelo Correio das duas grandes guerras mundiais, as tragédias que aconteceram em Porto Alegre, como os incêndios nos prédios do Tribunal da Justiça do Estado e das Lojas Renner, além do artigo "O Correio e Eu", escrito por Erico Veríssimo há 30 anos. Nele, o escritor revela que acompanhava a história registrada pelo jornal para construir a maioria de seus personagens.


Emma disse ainda ainda que se surpreendeu com o valor de cada edição do jornal. "Na correria do dia-a-dia, a gente escreve e não tem noção do quanto é importante o papel da imprensa no registro histórico. Só me dei conta disso quando vi todo aquele material".

Imagem

Comentários