Eventos e caderno especiais marcarão 80 anos do JC

Exposição sobre as oito décadas de atividades do jornal tem data para inaugurar, 8 de maio

As comemorações para os 80 anos do Jornal do Comércio já estão programadas e têm data para começar. Será em 8 de maio, com a abertura ao público da exposição que retratará as oito décadas de atividades ininterruptas do jornal. A mostra terá curadoria de Paulo César Brasil do Amaral, membro da Academia Brasileira de Belas Artes e ex-diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). "Teremos as principais capas desde a fundação do Jornal do Comércio, documentos e registros fotográficos, que mostram a evolução das rotativas, do próprio jornal - que, no início, chamava-se Consultor do Comércio - e das três sedes", adiantou o diretor comercial do veículo, Luiz Borges, ao Coletiva.net.
Além da exposição, o tradicional almoço que marca a entrega do Prêmio Destaques do Ano neste ano terá caráter duplamente comemorativo. Será em 24 de maio, na sede da Fiergs. "O Jornal do Comércio foi fundado no dia 25 de maio de 1933, que, coincidentemente, é Dia da Indústria. Por isso, comemoramos na Fiergs, que é a casa da indústria", contou. No dia seguinte, o veículo circulará com uma edição "superespecial", nas palavras de Borges. Ele se refere ao caderno especial sobre a indústria, que trará conteúdo sobre a história do jornal e sobre o segmento industriário no Estado, em formato de matérias e artigos. "Será um retrato da indústria do Rio Grande do Sul", garantiu.
A exposição sobre os 80 anos do JC estará localizada no Vestíbulo Nobre Érico Verissimo, da Assembleia Legislativa, e poderá ser visitada até 29 do mesmo mês, nos dias úteis, no horário das 8h30 às 18h30.