Folha de S.Paulo dá furo sobre fraude no Detran gaúcho

Jornal publica entrevista exclusiva com empresário Lair Ferst, que agora muda versão e envolve a governadora na fraude

O jornal Folha de S.Paulo publicou na edição desta quarta-feira, 6, uma entrevista exclusiva com o empresário Lair Ferst, acusado de ser um dos pivôs do desvio de R$ 44 milhões do Detran gaúcho. Ferst se desfiliou do PSDB há uma semana e, agora, alterou sua versão e envolveu pela primeira vez a governadora Yeda Crusius na fraude. O empresário afirmou à Folha que foi uma decisão da cúpula do governo reestruturar o esquema de desvio. A matéria é de autoria dos repórteres Ana Flor, enviada especial, e Graciliano Rocha, da agência Folha, em Porto Alegre.


Segundo o jornal, Ferst negocia com o Ministério Público Federal e com a Justiça implicar cerca de dez nomes de integrantes e ex-integrantes do primeiro escalão do governo do Estado, além de pessoas com foro privilegiado, em troca da retirada de parte das acusações contra ele. A Folha apurou que essa é a segunda tentativa do empresário de fazer um acordo. A primeira foi vetada pela Justiça em abril. O empresário é réu em ação criminal com outras 39 pessoas. Ele responde, entre outras acusações, por corrupção ativa e extorsão.


O governo do Estado, por sua vez, se manifestou através do porta-voz da governadora, jornalista Joabel Pereira:  "Se ela tivesse tido conhecimento, teria feito o que sempre faz quando surge alguma denúncia: mandado apurar", disse o assessor. O governo, assinala o jornal, também nega que Ferst tenha sido recebido por Yeda depois que ela foi empossada governadora.


 

Comentários