Folha S. Paulo está toda em acervo digital

Publicação completa 90 anos nesta segunda-feira

Para comemorar a passagem dos seus 90 anos, comemorados nesta segunda-feira, 21, o jornal Folha de S. Paulo lançou no sábado, 19, um site com seu acervo digital. Com a iniciativa, é possível visualizar todas as edições desde 1921. São cerca de 1,8 milhão de páginas, incluindo as edições da 'Folha da Noite' e da 'Folha da Manhã'. Também está previsto digitalizar a 'Folha da Tarde' e o 'Notícias Populares'. Já no sábado, a página registrou picos de 10 mil requisições ao servidor por segundo e uma média de 25 mil usuários por hora.
"O acervo atende, ao mesmo tempo, ao leitor comum, que quer resgatar páginas do jornal do dia em que nasceu, de uma data importante ou de uma ocasião em que ele próprio tenha sido citado, e ao interesse histórico do pesquisador ou do estudante", afirma Ana Busch, diretora-executiva da Folha.com, responsável pelo desenvolvimento de novas mídias.
Nesta fase inicial, o acesso é gratuito e o leitor deve preencher um cadastro. Qualquer erro na navegação, o jornal solicita que seja informado, para que possam otimizar o site.

Comentários