Fórum de Debates da ARI traz grandes nomes do jornalismo

Evento tem início nesta quinta-feira, com palestra do jornalista Paulo Markun

O Fórum de Debates - As perguntas que não calam, evento promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI) para discutir as tendências e as perspectivas da imprensa brasileira, começa nesta quinta-feira, 5, na Assembléia Legislativa. O fórum reunirá 20 jornalistas com carreiras de destaque no Estado e no País. Paulo Markun, diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura de São Paulo, será o primeiro palestrante do evento e vai falar sobre as relações perigosas entre mídia e poder. A palestra acontece às 19h30, no Solar dos Câmara.  


Manuel Carlos Chaparro, professor de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes (USP), doutor em Ciências da Comunicação e quatro vezes vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo, é outro destaque do Fórum de Debates. Na sexta-feira, 6, ele apresenta painel sobre jornalismo ético. Chaparro defende a idéia de que este já é, "e será cada vez mais, um mundo de intensos confrontos discursivos que exige e exigirá dos jornalistas fidelidade radical aos compromissos com a veracidade dos relatos, a independência dos comentários e com as razões éticas da sociedade. Para que, sob pressões cada vez mais fortes e complicadas, o jornalismo possa continuar a ser confiável, não apenas como linguagem, mas também como espaço público preferencial dos conflitos". A palestra acontece às 9h, no Auditório Dante Barone. 


Às 10h30, Aline Sordili, diretora do Portal Abril, falará sobre as transformações na área de produção de conteúdo jornalístico para a internet. O jornalismo investigativo também estará em pauta e será abordado por Luiz Cláudio Cunha, ex-editor de Política das revistas IstoÉ e Veja, em apresentação às 14h. Ainda na sexta-feira, às 16h20, o editor da revista Caros Amigos, Mylton Severiano, e o diretor de redação da revista Época Negócios, Nelson Blecher, participarão do painel "Agenda Positiva: Sobre o que convergem profissionais, empresas de comunicação, anunciantes e poder público?".  


No sábado, 7, o público será convidado a refletir sobre como a imprensa atua na sociedade, e os profissionais da área serão instigados a observar qual o comportamento de colegas e veículos de comunicação. O assunto será tratado no painel "A imprensa discute a imprensa", que contará com a participação de Carlos Alberto Di Franco, representante no Brasil da Escola de Comunicação da Universidade de Navarra e diretor do Master em Jornalismo, e o jornalista Ruy Carlos Ostermann.


Além dos convidados de fora do Estado, o Fórum contará com a presença de nomes do jornalismo gaúcho, como  Telmo Flor, Raul Costa Júnior, Eugênio Esber, Rosane de Oliveira, Pedro Maciel, Políbio Braga, Osíris Marins, Elmar Bones da Costa, Adão Oliveira, Jandira Feijó, Júlio Ribeiro e Nikão Duarte. O evento é uma realização da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e integra o cronograma de atividades da Semana Comemorativa aos 200 anos da Imprensa no Brasil. As inscrições para o "Fórum de Debates - As perguntas que não calam" são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço www.ari.org.br. Mais informações pelo telefone (51) 3061-3000.

Comentários