Gaúchas figuram entre as finalistas do Troféu Mulher Imprensa

Karen Viscardi, Giane Guerra, Eliane Brum, Dulce Helfer e Adriana Franciosi concorrem ao prêmio

Cinco gaúchas figuram entre as finalistas de um concurso que homenageia as mulheres que mais se destacaram no jornalismo brasileiro: o Troféu Mulher Imprensa. Nas categorias Repórter de jornal, Repórter de rádio, Repórter de revista e Repórter fotográfica de jornal ou revista constam os nomes de Karen Viscardi, do Jornal do Comércio, Giane Guerra, da Rádio Gaúcha, Eliane Brum, da Revista Época, Dulce Helfer, do jornal Zero Hora, e Adriana Franciosi, também de Zero Hora, respectivamente. 


As votações para a segunda fase do concurso - criado há cinco anos pelo Portal Imprensa, com apoio da Aberje e do Maxpress - se iniciaram nesta quinta-feira, 15. A primeira fase do prêmio consistiu em um colégio eleitoral, no qual jornalistas de todo o Brasil - escolhidos aleatoriamente e quantitativamente por região  - indicaram, por livre escolha, as mulheres que tiveram mais destaque em 2008, em cada uma das categorias listadas.


Neste ano, o troféu premiará 13 categorias, sendo elas: âncora de rádio, âncora de telejornal, repórter de jornal, repórter de rádio, repórter de revista, repórter de site de notícias, repórter de telejornal, repórter fotográfica de jornal ou revista, colunista de jornal impresso, comentarista ou colunista de rádio, diretora e/ou editora de redação (qualquer mídia) e assessora de imprensa. A 13ª categoria é especial, na qual os organizadores do evento escolherão uma jornalista para ser homenageada.


A votação da segunda fase pode ser feita através do site www.trofeumulherimprensa.com.br e é aberta ao público, sendo que as cinco mulheres mais votadas na primeira fase, em cada uma das 12 categorias, são apresentadas através de cédulas eletrônicas. Cada internauta terá direito a um voto por e-mail. No final da votação, que será em encerrada no próximo dia 15 de fevereiro, a mais votada de cada categoria será considerada a vencedora.


Neste ano, além da premiação e da votação, será publicada uma série de matérias, que darão um parâmetro sobre a atual situação da mulher nas redações e no mercado de trabalho brasileiro.

Comentários