Greve dos jornalistas em Santa Maria deu certo

Direção de A Razão assegura que normalizará situação e promete investir mais no projeto

A greve dos jornalistas do jornal A Razão, de Santa Maria, surtiu efeito positivo. Nesta quinta-feira, os profissionais da redação paralisaram as atividades para pedir o pagamento de salários atrasados. Segundo o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, o pagamento referente a maio e pendências de abril, em alguns casos, começaram a ser efetuados ainda no final da manhã. Apenas dois trabalhadores, em cargo de chefia, ficaram para receber os vencimentos nesta sexta-feira. Parte dos profissionais cumpriu o combinado de paralisar as atividades por três horas, como forma de protesto.

"Pressionou-se para recebimento do salário, e este foi pago em uma única vez, ao contrário dos últimos meses, quando havia parcelamento dos valores", avalia Elisa Pereira da Silva, diretora do sindicato. "O ato foi importante para percebimento dos vencimentos dos trabalhadores. O sindicato vai estar atento ao caso, para garantir aos jornalistas o pagamento de seus salários", declarou o presidente da entidade, José Nunes.

O assessor da direção do jornal, Gaspar Miotto, fez questão de esclarecer para Coletiva.net que o pagamento não aconteceu em função da pressão do sindicato. Ele afirmou que a empresa estava em busca de recursos há mais tempo, os quais conseguiu recentemente, com empresários e parceiros da comunidade. Gaspar explicou que o jornal vem sofrendo dificuldades financeiras há quase dois anos e que os recursos agora obtidos não só cobriram os salários, como servirão para um investimento significativo no projeto de modernização do veículo. Ele salientou que, mesmo com dificuldades, o jornal manteve a tiragem de 15 mil exemplares, enquanto o número de classificados dobrou, passando de 20 para 40 páginas nos últimos meses. Este desempenho confirma, segundo ele, o apoio que o projeto está recebendo da comunidade.