Grupo CG desiste de vender o Diário de Viamão

Jornal não será fechado e passará por reformulações, segundo a empresa

O Diário de Viamão não será fechado nem vendido, segundo o proprietário do Grupo CG, que optou por reestruturar a publicação. Nas últimas semanas, o negócio foi reavaliado pela empresa, que confirmou a viabilidade da operação e constatou bom índice de aceitação junto ao público. Em dezembro, o empresário Roberto Gomes de Gomes afirmou ao Coletiva.net que a venda do título era uma possibilidade para a empresa, que reuniu esforços para que o jornal não fechasse. Fundado em setembro de 2006, o veículo passou por um período de incerteza nos últimos dois meses, após a venda dos coirmãos Diário de Cachoeirinha e Correio de Gravataí para o Grupo Sinos. Isso ocorreu porque os três títulos operavam juntos em setores como Circulação e Administrativo, além da produção de conteúdo em algumas editorias.
Já em andamento, a reestruturação operacional e financeira tem como foco principal a otimização dos recursos. Para comandar a operação, está de volta ao grupo o jornalista Roque Lopes, que há nove anos conduziu o projeto de implantação do Diário de Cachoeirinha e participou da fase inicial do Diário de Viamão. Após o enxugamento no quadro funcional ocorrido em dezembro, todos os setores do veículo apresentarão mudanças. "Vamos reavaliar também o projeto editorial e gráfico. Até março apresentaremos aos leitores um novo jornal", adiantou Roque. A editora do jornal passa a ser a jornalista Bruna Lopes.
As novidades também incluem o desenvolvimento de um posicionamento digital, segundo Roque. O projeto teve início com a criação de perfil no Facebook e, nas próximas semanas, serão colocadas em práticas estratégias que visam estimular a interação com os leitores. Ainda será retomada a versão digital da publicação e lançado um portal de notícias - que deve constituir o principal avanço na área. Para auxiliar no projeto, foi contratada a empresa WordMix Soluções, de Cachoeirinha, que será responsável pelo desenvolvimento das ferramentas.