Imprensa terá menos profissionais no Porto Seco

Prefeitura da Capital emitiu cerca de 250 credenciais neste ano

Cerca de 250 profissionais já foram credenciados pela Prefeitura da Capital para a cobertura dos desfiles de Carnaval no Complexo Cultural Porto Seco. O número representa menos de um terço do registrado há dois anos, quando a Secretaria de Cultura emitiu 650 credenciais. Luciano Medina, responsável pela coordenação de Comunicação da pasta, esclarece que a redução está relacionada a medidas implementadas para garantir melhores condições de trabalho à imprensa.
Desde o ano passado, por exemplo, o regulamento determina a comprovação pelos profissionais da comunicação de registro em órgão representativo da categoria. Para acessar a avenida, cinegrafistas e fotógrafos devem ter carteira da Arfoc/RS (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul). "O número de credenciais é menor, mas há mais qualidade ao grupo de credenciados", afirma Luciano.
Embora o prazo para cadastramento tenha se encerrado em 26 de janeiro, a Comunicação da Secretaria de Cultura ainda avalia alguns pedidos retardatários de profissionais e veículos. A equipe de comunicação da Prefeitura de Porto Alegre também acompanhará o evento, com atualizações na internet e banco de imagens para uso de portais de notícias.
Nas noites desta sexta-feira, 13, e sábado, 14, passarão pelo Complexo Cultural Porto Seco as escolas de samba que integram o Grupo Especial. A estrutura passou por melhorias neste ano: entre elas, estão a instalação de 200 luminárias de emergência, de sinalização para as saídas, 247 extintores dentro do novo padrão ABC, e o reforço na iluminação da dispersão e da concentração, o que também determinou o aumento da capacidade dos geradores de 1.800 kilowatts para 2.400 killowatts, conforme o engenheiro.
O complexo também ganhou pórticos que sinalizam a entrada e teve ampliada a praça de alimentação, que este ano é um pavilhão com 2.400 metros quadrados, com seis metros de altura e oito grandes exaustores, com um metro de diâmetro. Os corredores atrás dos camarotes foram ampliados para 1,4 metro de largura, e as escadas, montadas com material importado da Alemanha, foram expandidas.
 

Muamba do Carnaval 2015 | Crédito: Ricardo Giusti/PMPA

Muamba do Carnaval 2015 | Crédito: Ricardo Giusti/PMPA


Leia também:

Tvcom transmite desfiles do Carnaval de Porto Alegre

TVE tem programação especial para Carnaval de Porto Alegre

Comentários