Impunidade e ações contra imprensa são destaques em boletim da ARI

Informativo Tambor da Aldeia apresenta em edições semanais notícias e denúncias relacionadas a liberdade de imprensa

A impunidade nos crimes cometidos contra a imprensa e as ações judiciais pela remoção de conteúdo jornalístico da internet estão entre os destaques do Tambor da Aldeia, boletim produzido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI). O informativo trata sobre o lançamento do documentário "Impunidade mata", pela organização não governamental Artigo 19, que conta a história do jornalista investigativo Rodrigo Neto, assassinado em 2013; e também apresenta a plataforma colaborativa CTRL+X, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Trata-se de um banco de dados sobe ações na Justiça pela retirada da web de conteúdo veiculado pela imprensa.
O boletim também registra o assassinato da jornalista Suha Ahmed Radi pelo Estado Islâmico, após dias em cativeiro; a "morte súbita" do jornalista Akshay Singh, após entrevistar os pais de uma garota assassinada por envolvimento em um escândalo relacionado a políticos na Índia; e o processo disciplinar enfrentado pela repórter Ahmen Khawaja, da rede BBC, por ter publicado no Twitter sobre a "morte" da rainha Elizabeth II.
Com edição de Vilson Romero, o Tambor da Aldeia é enviado semanalmente por email a profissionais de imprensa do Estado. A ARI disponibiliza o endereço [email protected] para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. A edição desta semana também está disponível aqui.

Comentários