IVC registra maior índice de circulação de jornais

Aumento foi de 1,5% no primeiro quadrimestre do ano

Considerando as publicações filiadas ao Instituto Verificador de Circulação (IVC), a circulação média dos jornais no Brasil, teve uma alta de 1,5% no primeiro quadrimestre, em comparação aos quatro primeiros meses do ano passado. Ao longo dos últimos dois anos, o aumento chegou à margem de 1,7%. O volume de circulação dos jornais, no mês de março, foi de 4.375.803 exemplares por dia, ultrapassando o índice de outubro de 2008. Este foi o maior índice de circulação da história desde que a entidade iniciou a auditoria. Um levantamento feito com 97 jornais filiados aponta que nos quatro primeiros meses de 2010, essa média foi de 4.279.482 exemplares por dia.
O presidente-executivo do instituto, Pedro Martins Silva, explana que não houve registro de filiação de nenhum grande jornal, no período de comparação dos dados. Dessa forma, diz que "a alta no índice de circulação total representa efetivamente a recuperação dos títulos filiados, configurando uma notícia positiva para todo o mercado brasileiro". Mesmo com a crise econômica internacional, os últimos meses de 2009 já traziam indicativos de reversão do quadro negativo. Em dezembro, houve uma recuperação mais significativa, abrindo a perspectiva de números positivos para este ano.