Jornalista da Zero Hora recebe Prêmio Ibero-Americano de Comunicação

Premiação reconhece o trabalho dos comunicadores em favor da infância e da adolescência

A jornalista de Zero Hora Letícia Duarte ganhou o Prêmio Ibero-americano de Comunicação pelos Direitos da Infância e da Adolescência na categoria HIV/Aids, pelo trabalho Herdeiros da Aids, publicado em 20 e 21 de junho de 2004. A reportagem mostra um grupo de adolescentes que nasceu com o vírus da Aids e aborda o cotidianos deles, suas famílias e o papel do Estado e das ONGs. A categoria HIV/Aids foi incluída pela primeira vez nos prêmios.

Esta é a 4ª edição do Prêmio, realizada a cada dois anos, e teve a apresentação de quase mil trabalhos. A jornalista viajou até a capital panamenha, onde participou da cerimônia de premiação realizada no último sábado, 19, no Teatro Nacional do Panamá.

Em entrevista a Coletiva.net, Letícia contou que participaram da entrega dos prêmios 17 finalistas em seis categorias. "Minha reportagem estava concorrendo com uma TV Argentina. Como a televisão tem muito mais recurso, não esperava vencer, foi uma surpresa muito boa", disse ela. Letícia contou ainda que o diferencial da matéria foi mostrar não as pessoas que estão morrendo por causa da Aids, mas as que estão vivendo com o vírus. "Descobri, fazendo a reportagem, que o maior problema desses adolescentes não é a doença, mas sim o preconceito", revelou a jornalista.

O Prêmio Ibero-Americano foi criado em 1998 por iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da agência internacional de notícias EFE, para reconhecer o trabalho dos comunicadores em favor da infância e da adolescência.